O CIRCO DA NOITE - ERIN MORGENSTERN

Edição: 1
Editora: Intrínseca
Ano: 2012
Páginas: 365

Skoob: AQUI
Comprar: Saraiva, Amazon




Enredo
Este livro conta a história de Celia Brown e Marco, duas crianças que tiveram seus destinos ligados graças a mágica. Célia é filha de Próspero, um dos mágicos mais famosos do mundo. Marco, uma criança que será adotada por Alexander, um mágico misterioso e silencioso. Eles devem aprender mágica, para participar de uma competição onde nenhum sabe as regras, e muito menos como termina. Tudo se passa dentro de um Circo:  Les Cirques des Rêves. Este é um lugar lindo, cheio de tendas com listras pretas e brancas, e em cada tenda, as melhores atrações que você poderia ver em um circo. Entre desafios, mágicas, tarôs e ilusionismos, encontramos também um romance. Les Cirques de Rêves vai conquistar você.

Desenvolvimento do história
Quando comecei O Circo da Noite, achei a leitura bastante confusa. Estava sempre pulando de ano para ano, não seguia uma ordem cronológica. Mas aos poucos fui conseguindo me situar e entender o que Erin queria nos mostrar. E quando isso acontece você se vê em um lugar simplesmente incrível, com uma história fascinante.E nele não mexe com pessoas que fingem ser mágicos, mas que são mágicos e tentam esconder isso.
Página 32 - As pessoas veem o que querem ver. E na maioria das vezes, o que dizem para elas verem.
O livro é narrado sempre em terceira pessoa, ou seja, um narrador observador. Ele está em todos os locais, mas só fala sobre o que lhe interessa.  O Circo da Noite conseguiu entrar na minha lista de favoritos porque além de ser uma história interessante, misteriosa, ela conseguiu trazer morais simplesmente incríveis. Um pai que tem a frieza de "entregar" a sua filha para um jogo, sem saber de suas vontades, já que se passa de uma criança. Um homem que tinha o dever de ser o pai de um menino, e simplesmente o deixa a aprender. Muita história. 
Personagens
Todos os personagens que aparecem no livro foram muito bem construídos, com características peculiares e fortes. Alguns me encantaram mais do que outros, como Bailey, Poppet. Outros não me agradaram de forma alguma, como Tsukiko, Isobel. Mas todos ficaram marcados por algum momento. Erin conseguiu trabalhar com a personalidade deles de uma forma que TODOS (sim, T-O-D-O-S) são essenciais na obra. Não existe um personagem que se fosse retirado não causaria problema. E isso foi um fato marcante que achei interessante.

Diagramação e Conclusão
Adorei! Adorei a diagramação que a Intrínseca fez nessa obra. Ela é cheia de listras pretas e brancas no inicio da obra, por que? Pra nos lembrar Les Circus de Rêves ♥ . Não vi tanto erro, só um ou dois, mas nada que atrapalhe a leitura. 
No geral, O Circo da Noite é uma obra que não deve ser lida: deve ser degustada. Esse é um livro que você pode ler aos poucos, mas que não perde a magia. Simplesmente adorável.
Página 359 - As pessoas preferem acreditar que magia é apenas uma ilusão inteligente, porque achar que é algo real não as deixaria dormir á noite, de medo da própria existência

You May Also Like

9 comentários

  1. Não me interessei muito pelo livro, sei lá por quê. Talvez por causa que é um pouco confusa. Mas um dia vou dar uma chance, por ser uma leitura misteriosa e cheia de morais.
    Muito bom todos os personagens serem importantes para a história.
    Boa resenha! Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Oi Tamiris,
    É difícil encontrarmos uma obra que mantém a magia mesmo quando é lida aos poucos, bateu-me um arrependimento por não ter comprado esse livro quando ele entrou na promoção =(
    Um fato que sou apaixonada e amo quando acontece, é quando o autor explora todos os personagens e todos eles se tornam importantes para a trama <3 (espero que ele entre na promoção rsrs).
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Também me senti um pouco perdida quando comecei a leitura, mas é um livro maravilhoso! A forma como a autora conseguiu fazer cada personagem importante para a história, mesmo os que eu não gostei muito, foi perfeita, não vou nem comentar sobre a diagramação, é um dos livros mais bonitos da minha estante.
    Beijos
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu já ouvi bastante gente falar desse livro, mas confesso que nunca tive vontade de ler. A história parece ser bem interessante, e gostei de saber que os personagens são bem construídos. Mas já não gostei de saber que é uma leitura confusa e que é em terceira pessoa...
    Ainda não sei se leio ou não esse livro...
    Bjss

    ResponderExcluir
  5. Eu li esse livro recentemente e me encantei pela história. Sou apaixonada com circo então achei toda a ambientação do livro maravilhosa! A capa é linda demais <3

    Beijo,
    Naty.

    ResponderExcluir
  6. É verdade Tamiris essa é uma obra que deve ser degustada e não apenas lida...
    Amei a sua resenha, minha amiga me recomendou ele faz algum tempo, mas agora fiquei realmente interessada nele...

    Abçs :)

    ResponderExcluir
  7. gostei da resenha,me deu banstante curiosidade para ler,mas to com uma enorme lista para ler ainda vou ver se encaixo ele kkk.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Não dava nada por este livro, mas agora que parei para ler a sua resenha, já entrou para minha lista de desejos!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Oh! eu amo este livro! ele me conquistou completamente pela capa que é muito linda e a diagramação que esta muito fofa! quando comecei a lê-lo não esperava grande coisa mais ele acabou me surpreendendo! já parei de lê-lo duas vezes e ainda não cheguei ao final por medo de acabar e ficar com aquela ressaca literária sabe? Enfim vou tentar terminar de ler o livro para ver o que acho. Beijos <3

    ResponderExcluir