A livraria 24 horas do Mr. Penumbra - Robin Sloan



Editora: Novo Conceito
Edição: 1
Ano: 2013
Páginas: 288
Skoob: AQUI
Comprar: BUSCAPÉ


 


ENREDO
A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra conta a história de Clay Jannon, um jovem web designer que está desesperado atrás de um emprego e acaba aceitando trabalhar em uma estranha livraria, localizada em um bairro estranho e com um dono muito estranho.
Antes de conseguir o emprego, o dono da livraria - Mr. Penumbra - faz Jannon prometer que vai obedecer apenas três regras da livraria:
" [...] Um: você tem sempre que estar aqui das 22 às 6 horas, exatamente. Não pode sair mais cedo. Dois: não pode ler, folhear  ou inspecionar de modo algum os volumes nas estantes. [...] Três: você deve tomar notas detalhadas de todas as transações. A hora. a aparência do cliente. O seu estado de espírito. Como ele pede o livro. Como ele o recebe [...] e por ai vai."
Para ficar mais claro, devo dizer que a livraria é dividida em duas partes. Na primeira parte, ficam os livros normais e convencionais que se encontra em todas as livrarias. Mas, nas grandes estantes que sobem até onde a vista não pode mais alcançar, estão os livros do "Catálogo Pré-Histórico". São livros encadernados em capas de couro, tecido ou qualquer outro material resistente. Eles não possuem qualquer detalhe, a não ser o pequeno nome gravado em sua lombada.Tais livros do catálogo não estão lá para serem vendidos, mas emprestados à uma espécie de membros de uma sociedade secreta.

Todas as noites, pessoas extremamente esquisitas entram na livraria, cada uma em um certo estado de espírito, devolve um livro e pede outro. O único trabalho de Clay é subir em longas e intermináveis escadas, pegar o livro desejado, entregá-lo ao cliente e anotar todos os detalhes exigidos pelo Mr. Penumbra.
Movido pela vontade de atrair mais clientes para a livraria, Jannon cria um anúncio no Google com alguns requisitos para tentar aumentar suas vendas no período da noite. Após o lançamento de sua campanha no site de pesquisas, ele acaba sendo surpreendido por uma bela garota que estava esperando um ônibus e recebeu o anúncio da livraria e resolveu visitá-la. Kat é uma jovem programadora que trabalha no próprio Google e que acaba virando amiga do Clay.
Tudo vai bem até que o colega de apartamento do Jannon vai visitá-lo em seu local de trabalho. Movido pela curiosidade, Mat acaba abrindo um dos exemplares, junto com Clay, e se surpreendem ao encontrar páginas e mais páginas escritas com letras totalmente embaralhadas e sem nenhum sentido. Não só um, mas todos os livros presentes no Catálogo Pré-Histórico possuem essa estranha peculiaridade.
É a partir daí que a trama se desenrola e diversos personagens se juntam para tentar decifrar o tão intrigante segredo dos livros codificados.

PERSONAGENS
Na minha opinião, os personagens são muito bem desenvolvidos, cada um com sua própria personalidade e alguns muito engraçados. Durante o livro é possível perceber o amadurecimento deles de acordo com o que acontece e como cada um é peça fundamental para o desenvolvimento da história e para a solução do mistério dos livros.


                                              DIAGRAMAÇÃO E CONCLUSÃO
A diagramação do livro é muito linda, a capa traz o detalhe de uma estante de livros e em diversas lombadas podemos ver alguns escritores famosos, o que me chamou muita atenção.
Dentro do livro, as folhas são amareladas (perfeitas) e a escolha da fonte é excelente, pois tem tamanho e formatos ideais para uma boa fluidez da leitura.


Na minha humilde opinião, o livro é bastante interessante. Em sua própria capa ele diz que se trata de :
"Uma divertida e emocionante aventura sobre conspiração internacional, códigos secretos, amor platônico - e o segredo da vida eterna."


Ou seja, só isso já foi mais que o suficiente para me atrair ao livro e, de certa forma, confesso que me surpreendi bastante com a história.
É um livro muito leve. Eu comecei a ler ele no final do período da Universidade, justamente pelo fato de não ser um livro daqueles que exige que você esteja ligado demais à história. Para mim, é um livro para relaxar. Não é que a história seja bobinha, mas a prosa do autor é tão maleável que não exige total concentração para se entender o que está acontecendo. É um livro de leitura muito rápida e fácil.
Mesmo falando tão bem dele, creio que ele não mereça mais que 3 estrelinhas, porque eu li muitos livros perfeitos durante o ano e acho que igualar este aos outros é um pouco injusto.
Mas eu recomendo muito a leitura dele, apesar de ser um livro desconhecido e que eu comecei sem muita expectativa, é um livro que me surpreendeu bastante.
"[...] não existe imortalidade que não seja baseada em amizade e trabalho feito com capricho. Todos os segredos do mundo que merecem ser conhecidos estão escondidos deibaixo de nossos olhos."

You May Also Like

2 comentários

  1. Eu também faço isso, dou nota um pouco baixa a um livro porque tem uns tão perfeitos e fica injusto mesmo. hahaha
    Acho que vou gostar bastante desse livro, pois amo um mistério, e ainda mais por ele ser rápido e fácil de ser ler.
    Ótima resenha! Bjs, Clara <3

    ResponderExcluir
  2. Sabe que está na estante faz séculos né, preciso ler urgente mas sério acabei perdendo a vontade, não sei explicar porque. Além disso, não fazia muito ideia do que se tratava, porém sua resenha me animou um pouco Tami, ele parece ter vários elementos misteriosos e a curiosidade me pegou. Assim que der lerei!

    ResponderExcluir