Pausa Para Um Livro na Europa: Biblioteca Nacional da Espanha - parte 1


Olá pessoal,


Hoje vim trazer para vocês a minha primeira postagem sobre meu passeio pela Espanha. O primeiro lugar em que visitei foi, obviamente, a Biblioteca Nacional da Espanha que foi fundada em 1712 pelo Rei Don Filipe V.


Por algum infeliz motivo, não pude entrar na Biblioteca em si, pois ela estava fechada para esse tipo de visitação, no entanto, tive acesso ao museu que fica na parte inferior da mesma e que tinha uma linda exposição sobre a evolução dos livros e sobre como eles eram feitos antigamente.


Só o prédio já é suficiente para deixar qualquer um encantado pelo local. Para quem se interessa um pouco mais por história, é legal saber que durante as invasões estrangeiras ao país, a Biblioteca foi atacada por diversas vezes, mas nunca conseguiram destruí-la por completo e todos os Reis insistiam em começar tudo de novo como uma forma de nunca deixar a sociedade na ignorância, claro que eles se referiam à camada superior da sociedade, mas ainda assim, ela pode ser considerada um grande símbolo de resistência do país, sobrevivendo, inclusive, aos diversos conflitos internos.
Além disso, ela possui um enorme acervo de livros, são mais de 30.000 manuscritos, 130.000 mapas  antigos e modernos do mundo todo, cerca de 110.000 títulos de revistas, uma coleção de  20.000 jornais e mais de 500.000 postais antigos.


Ao entrar na Biblioteca formos guiados para a exposição do livro que se encontra, como já falei antes, no subsolo. O lugar estava um pouco escuro para conservar as peças expostas, por isso, peço perdão pela qualidade de algumas fotos que não ficaram tão boas por isso.




Essa primeira parte da exposição mostra um pouco sobre a evolução não só dos livros, mas também a evolução da escrita no geral. Como vocês podem ver, os dois primeiros livros são bem mais antigos que esse terceiro, inclusive, o primeiro deles foi resgatado de antigas civilizações egípcias e mostra um tipo de escrita já extinto atualmente, não se sabe ao certo sua idade. O segundo livro também vem de uma antiga civilização oriental e se especula que seja um livro infantil.


O livro acima me chamou bastante atenção pelo fato de ser um livro infantil vindo da Inglaterra e que foi feito todo em tecido e que teve suas figuras todas pintadas à mão.


Bom, nessa primeira postagem eu quis mostrar para vocês só um pouco dessa exposição tão linda. Eu tive que diminuir bastante coisa para não ficar um post tão grande e, por isso, no próximo post eu mostro para vocês a parte da exposição dedicada ao clássico espanhol Don Quixote de La Mancha e ao conto de João e Maria.

Espero que tenham gostado e peço que aguardem que ainda vem muita coisa linda por ai.

You May Also Like

6 comentários

  1. *-* Morro de vontade de ir na Espanha! Amei muito as fotos, que Biblioteca linda!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá, adorei o post sobre sua viajem. O que mais me encantou foi, com certeza, a foto da biblioteca em si, pois adoro essas construções clássicas. Exatamente como você disse, só o prédio já deixa a gente encantanda pelo local. É interessante saber sobre a história local, porque se parar pra pensar, somos leigos nesse assunto. De qualquer modo, estou super curiosa pra saber mais sobre essa viajem!

    Abraços, Ale. xx
    lendouniversos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Maria Clara!
    Viajar para a Espanha já é um sonho e conhecer a Biblioteca Nacional da Espanha é fabuloso, pena que não estava aberta para visitação.
    Aguardo o restante do passeio.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. Olá! Deve ter sido incrível a sua viagem para a Espanha. Pena que você não pode entrar na biblioteca em si, mas creio que a visita ao museu já valeu muito a pena. Adorei as fotos.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Ai que menina chique!
    E que lugar lindo! Adorei esses livros, deve ser muito legal mesmo ver todos eles que fazem parte da história do nosso mundo.

    ResponderExcluir
  6. Gente, que museu maravilhoso! *.*
    Visitar a Espanha já é um sonho, estar em lugares como esse seria realizá-lo em dobro,rs. Pena que não pode visitar a biblioteca. Mas pelas fotos já da pra perceber que foi um passei e tanto .. Maravilhoso esse livro infantil em tecido, a ilustração está perfeita!

    Beijos.
    Passeando com os livros

    ResponderExcluir