Ruína e Ascensão - Leigh Bardugo

Informações Técnicas


Edição: 1
Editora: Gutenberg
Ano: 2015
Páginas: 368
Comprar: Americanas, Saraiva e Submarino




ATENÇÃO ! Esta resenha pode e provavelmente vai conter spoilers dos dois livros anteriores. Siga por sua própria responsabilidade.

Ruína e Ascensão é o desfecho da Trilogia Grisha, história da Alina Starkov. Neste livro, Ravka está sendo comandada pelo Darkling e suas sombras, enquanto Alina está escondida em túneis e cavernas sob a proteção do Aparatt. Lá ela é tratada como santa pelos fiéis, porém sente dúvidas quanto a proteção do Aparatt, visto as atitudes dele no decorrer da trama. Alina deve procurar o terceiro e ultimo amplificador de Morozove, mas está muito abatida e sem poderes, seu Rastreador está desonrado e seu exército mágico está em ruínas. 

Alina consegue reunir forças para procurar o Pássaro de Fogo, e na aventura entre andar escondida em Ravka, firmar novas alianças e procurar, ela descobre mais e mais sobre o Darkling, e todo o seu passado. Com isso ela nota que muita coisa o liga a ele, e que o futuro de Ravka está em suas mãos e que ela pode perder muito mais do que ela esperava.



Como falar de uma trilogia que ganhou muito um espaço no meu coração?! Ruína e Ascensão começa pouco depois de onde Sol e Tormenta acabou. Neste livro temos muita ação, e todas as respostas para as perguntas que ainda tinham ficado em aberta desde o primeiro livro. Descobrimos todo o segredo por trás das sombras do Darkling, e sobre a história de Alina. Descobrimos como acaba essa trilogia.

Durante a obra Alina se demonstrou forte, por mais que soubesse como sua história iria acabar. Pelo menos era o que eu achava. A história tem muita ação, muita aventura e muitas descobertas, sendo fácil e rápida de ler. Cada capítulo dava uma puxada para o próximo, afim de prender o leitor, ponto positivo da escrita da Leigh nos três títulos. Os personagens secundários são incríveis, eles conseguiram ganhar meu coração muito mais que Alina Starkov. Uns mais do que outros. 

A única coisa que me deixou um pouco triste foi o final. Leigh foi corajosa em muitos pontos durante todos os livros, mas no ultimo ela falhou. Ela teve medo de matar alguns personagens que deveriam morrer, outros que tinham todo o destino traçados para a morte e simplesmente vive. Eu acho que ela se apegou aos personagens tanto quanto os leitores, ou até mais como sua função de autora e esqueceu de "deixá-los ir". 

Mas isso não diminui o final que ela deu. Mesmo eu tendo esperado outra coisa completamente diferente, me baseando nas inúmeras distopias que li por aí, Leigh conseguiu dar uma leveza ao final que não consegui ter raiva dela. Ela alcançou todo o seu propósito pra mim. 

A diagramação da Gutenberg está excelente, EU AMO ESSA CAPA, assim como qualquer outra dessa trilogia e a tradução ficou magnífica, pelo que pude ver na obra original. Esse livro é uma trilogia que eu aconselho a todo mundo, então: leiam ♥

You May Also Like

6 comentários

  1. Olá Tami!!
    Eu quero ler essa trilogia a muito tempo, desde que lançou Sombra e ossos, mas sempre vou deixando para depois, agora estou arrependida, pois todos estão lendo o ultimo e eu nem comecei ainda :/
    Pelo que você deixou a entender, o final ficou bom, e ultimamente o meu problema com trilogias é que quando começo uma é tudo ótimo, e vai diminuindo, no ultimo livro se transforma e vira algo ruim.
    Vou tentar adquirir esse livro e depois te conto o que achei!!
    Obrigada pela dica!
    Abraços
    www.estantedepapel.com

    ResponderExcluir
  2. Eu não li a resenha toda, fui dando umas puladas porque não queria spoiler rçrç Pretendo ler essa trilogia assim que tiver tempo (e dinheiro). O único problema é que nem tenho previsão de quando vou ter tempo, quem sabe, talvez, só nas férias no meio do ano, pois também gosto de ler a sequência toda de uma vez :/ Uma trilogia tão bem elogiada como esta eu não posso de jeito nenhum deixar de conferir.

    ResponderExcluir
  3. Últimos livros que dão a resposta pras dúvidas que tinham lá no começo: <<<<33333
    Sei como você é fã dessa trilogia e fico feliz que ela tenha terminado bem, que tenha merecido as 5 estrelas sua. Essa coisa da falta de coragem da autora é meio tensa mesmo mas fazer o que né, pelo menos não é uma coisa tão grave assim. E claro, você me convenceu a muito tempo a ter vontade de ler essa trilogia, só falta tê-la.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Sinceramente, não me chamou muito a atenção essa história.
    Mas a história é realmente diferente e a capa lindíssima!
    Caso apareça a oportunidade de lê-lo, lerei sim!
    bjooos

    ResponderExcluir
  5. Oi Tamiris!
    Se eu não me engano eu já havia ouvido falar dos outros livros da série, mas como já ouvi falar de tanta coisa fico meio perdida. Porém, eu acho esse um livro bem interessante, assim como a série em si. No momento, não pretendo ler ela, mas quem sabe mais para frente. Só falando, eu acho essa capa muito linda!

    Beijos,
    http://lendouniversos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Tamires!
    Realmente a série parece bem interessante e a capa está de arrasar.
    Gostaria de poder ler em algum momento.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir