A Lista Negra - Jennifer Brown

Informações técnicas


Edição: 5
Editora: Gutenberg
Ano: 2014
Páginas: 272
Comprar: Amazon, Americanas e Submarino




A Lista Negra conta a história de Valerie. Ela e seu namorado, Nick Levil tinham uma lista negra, onde lá tinha todas as pessoas que já irritaram ou prejudicaram eles de alguma forma, e eles desejavam que morressem. Da parte de Valerie, ela fazia apenas como piada e forma de aliviar o estresse em sofrer bullying constantemente. Porém Nick não viu da mesma maneira, e abriu fogo na Praça da Alimentação da escola que estudavam, matando muitos dos que estavam na lista, outros que apenas estavam na hora errada e no lugar errado, acertando Valeria ao tentar atirar na inimiga dela (que Valerie protegeu) e depois matando a si próprio.

Depois disso, de algum tempo reclusa para se tratar do físico e mental após o trauma, Valerie deve voltar ao Colégio Galvin e enfrentar todo o ódio que sentiam dela por ter criado a lista. Valerie deve provar a todos que nesse jogo todo mundo é agressor e vítima, e que ela assim como todo mundo, não fazia ideia do que Nick iria fazer. E com tudo isso, ainda tentar resolver pendências pessoais, descobrir o que fazer com o amor que ainda sente por Nick, e viver em um ambiente familiar nada hostil.




Ouvi muitos comentários positivos sobre esta obra, e acho que cada um deles valeu a pena. A história é cruel e linda. Nos deparamos com uma personagem que sofre bastante, a trama inteira e que consegue tirar a alegria em pequenas coisas. Nos deparamos com um amor que vai além do presente, que é alimentado por pequenos momentos que contradizem com a realidade.

As pessoas fazem isso o tempo todo - acham que “sabem” o que está se passando na cabeça de alguém. Isso é impossível. É um erro achar isso. Um erro muito grande.


Valerie é uma garota normal, porém sofre bullying na escola o que faz com que se sinta depressiva algumas vezes. Nick, seu namorado, também vive com isso. E Valerie achou uma forma de fazer piada do que sofria algumas vezes na escola, e era a Lista Negra. Valerie achou que essa era uma forma de descontar todas as frustrações diárias a que era submetida. Nick, achou que a lista era o início de um plano de vingança contra os que maltrataram eles. Valerie já tinha se acostumado a ser perdedora. Nick queria ser vencedor da pior forma.



Vendo dessa forma Nick era um doente, certo!? Porém não pra Valerie. Para ela, ele ainda era o romântico, atencioso e simples namorado. Ele era a paixão da vida dela, e ela nunca imaginou que ele estava chegando aquele ponto. 


Como sempre há tempo para a dor, também sempre há tempo para a cura. É claro que há


A Lista Negra aborda muito mais do que o bullying e suas consequências, ela tenta resgatar o pensamento de que ninguém conhece ninguém, e mesmo que a pessoa esteja sorrindo, seus pensamentos podem mostrar o contrário. Além disso Jennifer trouxe o perdão que não precisa ser dito, apenas colocado em prática. O perdão, que é a melhor maneira de seguir em frente quando existe desgosto. Trouxe como uma vítima de um trauma consegue seguir a vida. Trouxe ensinamentos que eu nunca tinha lido em nenhuma obra, e que me senti tocada.



A diagramação é perfeita, esta capa é linda, a tradução está ótima. Acredito que "A Lista Negra" é um pacote completo para quem procura uma leitura forte, complexa e que onde ninguém é perfeito. Muito boa mesmo. 



You May Also Like

17 comentários

  1. Eu estou louca pra ler esse livro, sinceramente, desde que lançou. Também ouvi comentários ótimos sobre ele, o que só me deixa mais ansiosa ainda. Acho a temática super interessante, e se tratando de perdoar ou não, é bem complexo.

    Beijos,
    http://lendouniversos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não li o livro, mas ele parece ter um conteúdo bem marcante! Se eu fosse escrever uma lista negra, aja papel hein hahahah Infelizmente, essas tragédias não acontecem apenas em livros, mas também na vida real! Eu gostei do livro por tratar de um assunto abordado atualmente, o bullying!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, ainda não tinha dado muita atenção para esse livro, mas depois dessa resenha... já foi para a minha lista (que não é negra, ressalte-se). O tema anda sendo muito abordado ultimamente e acho que merece mesmo todo esse enfoque. Creio que vou adorar a leitura.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Tamires!
    O tema bulliyng está bem mais frequente agora, o que acho bom porque é mais uma forma de ser discutida essa querela.
    Aqui pelo visto a abordagem foi bem extremista, levando Nick a cometer um ato primitivo.
    O melhor é que traz o aprendizado do perdão e isso não tem preço.
    “Passando para desejar a todos uma ótima e abençoada semana,que Deus esteja no controle de nossas vidas guardando e livrando de todos os obstáculos que possam surgir pelo caminho,pois com Deus no controle tudo dará certo.” (Andréia Godoi)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Tami
    Sou louca para ler esse livro, a Pam Gonçalves sempre fala dele nos videos dela e fiquei muito interessada!!
    Como é um tema muito polêmico hoje em dia, acho que vale a leitura, porque é um livro que nos faz pensar no que estamos fazendo, as vezes sem nem perceber.
    Abraços
    www.estantedepapel.com

    ResponderExcluir
  6. Eu já estava afim de ler este livro, justamente por ter gostado da capa, nem procurava saber dele, mas depois de ler sua opinião vejo que passou a ser uma necessidade de minha parte, ler este livro.

    Frases, Trechos & Pensamentos

    ResponderExcluir
  7. Bem ao contrário de todos, eu até agora não tinha vido ou ouvido falar desse livro. Mas de cara já gostei. Às vezes não concordo com as garotas dos livros que teimam em perdoar o cara que, ao meus olhos, é cruel. Tipo Nick que deu a viajada legal colocando fogo na cantina "pela namorada", e ela ainda o ama e admira por isso. Acho legal ler histórias assim e ver a opinião da personagem, e ao mesmo tempo me colocar no lugar dela para pensar se eu faria o mesmo que ela ou não. Tenho certeza que é uma ótima opção de leitura.

    ResponderExcluir
  8. Oi
    Já conhecia o livro por alto, mas não dava muito por ele, na verdade eu não tinha pesquisado a fundo, e agora me arrependo. Sempre gostei de livros com essas temáticas, eles mexem comigo. Gostei bastante da premissa, a trama gira em torno de algo bem pesado, já fiquei triste só em ler sobre o que acontece. Estou curiosíssima para lê-lo e ver como a Valerie vai lidar com tudo!! Já adicionei ao Skoob!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá
    Gostei muito da historia, fala de temas fortes como o bullying, mostra o perdão de outra forma e o principal, que as vezes não conhecemos as pessoas de verdade.
    Achei muito interessante como o autor conta a historia, principalmente da personagem que sofre bullying.
    Fiquei triste por Valerie, por tudo que já sofreu.
    Curiosa pra ler.

    ResponderExcluir
  10. Oi! A sua resenha me deixou balançada, parece ter um enredo pesado, e dramático, alem do mais aconteceu uma tragédia onde muitos sofreram, não importando se tenham culpa ou não, acho interessante a abordagem, seria bom que todos pudessem ler, é uma forma de aprender mais sobre o assunto e sentir o impacto dos dois lados, daqueles que são vítimas de bullying e dos que sofreram resultante a uma ação dos que se sentiram humilhados. Valerie vai ter uma missão dura, a de reconstruir sua vida.
    Quero muito ler esse livro.

    ResponderExcluir
  11. Estou procurando mesmo uma leituras dessas, forte e reflexiva. Achei bem interessante tratar de uma garota com tantos problemas, como sofrer bullying, ver sua paixão matar e depois se matar... uau, uma leitura forte mesmo!!
    Amei a resenha! Bjs, Tam <3

    ResponderExcluir
  12. Eu vejo esse livro o tempo todo, principalmente nas listas de desejados do skoob e nunca parei pra ler mais sobre ele. Fico feliz de saber que cada vez mais, há livros que abordam o bullying de forma tão interessante. Parece ser um livro pesado. Além do tema bullying já ser algo pesado, a autora incluiu também o suicídio. Sinceramente, não sei se eu teria emocional para esse tipo de livro kkk

    Kamila

    ResponderExcluir
  13. Eu acredito que de uma certa forma, foram as pessoas que estavam na lista que causaram isso. É como famoso ditado "cada ato, gera uma consequência" e realmente ela nem sempre é boa.

    ResponderExcluir
  14. Mas gente, não fazia a mínima ideia do que se tratava esse livro até agora! Adorei!
    Acho bem interessante essa coisa do bullying nos livros e a reação do namorado dela foi nossa... apenas, nossa. Fiquei morrendo de vontade de ler agora.
    beijos

    ResponderExcluir
  15. Desde seu lançamento estou louquérrima para le-lo!!!
    A história é incrível, original, angustiante só de ler a resenha, rs
    Mas acredito que seja uma grande história que vai mexer e mudar a gente, para a melhor! =D
    Quero mtoooo!!
    bjooos

    ResponderExcluir
  16. Procuro uma leitura com todas essas características que você mencionou.
    Quero conhecer mais a personalidade do Nick e da Valerie,principalmente do Nick achei ele bem intrigante e maluco kk.Eu já tinha visto esse livro mas não sabia do que se tratava,até que o nome é bem explicativo e condiz muito bem com a história.A capa está linda e vou anotar ele pra minha lista de futuras compras.

    ResponderExcluir
  17. Caraca, que livro intrigante, quero ler esse o mais rápido possível.

    ResponderExcluir