Estudo Independente - Joelle Charbonneau

Informações técnicas


Edição: 1
Editora: Única
Ano: 2014
Páginas: 320
Comprar: Fnac, Submarino








Atenção, se você ainda não leu O Teste pode ficar um pouco perdido, além de pegar alguns pequenos spoilers, por se tratar de uma continuação.

Em "Estudo Independente" Cia finalmente passou pelo teste e está a caminho da faculdade. Ela agora tem um namorado perfeito, uma vaga na faculdade e um futuro brilhante pela frente, do jeito que sempre sonhou. Se não fosse pelos atuais sonhos que tem, e as lembranças do período horrível que foi o teste. Malencia agora tem duas opções: Fica calada, continuar protegendo a distância a si mesma e as pessoas que ama ou lutar contra o Teste e as pessoas que enganam a comunidade, escondendo o programa assassino que eles usam para selecionar seus líderes.



Bem, vocês sabem como eu gostei do livro "O Teste" e da personagem Cia (se não sabem, clique aqui), mas venho agora falar sobre esta continuação MARAVILHOSA que a Joelle fez. Como eu já bem disse, normalmente em séries o segundo livro decepciona um pouco. Esse livro realmente me decepcionou, por não ser maior. Porque GENTE DO CÉU, QUE LIVRO É ESSE?! Eu fiquei empolgada a leitura inteira. Quanto mais acontecia, mais puxava para outros acontecimentos e você ficava boquiaberta o livro inteiro.

Joelle acrescentou mistério, suspense e sangue frio a obra de um jeito único. Essa não é uma obra pra dar risada, mas pra se chocar e se admirar com os acontecimentos que ali se desenrolam. Esse livro conseguiu ser melhor do que "O teste" porque primeiro, como já conhecíamos alguns dos personagens (e já estávamos apegados a ele), se tornou mais fluida. E depois, Joelle conseguiu explicar vários pontos e criar muitos outros nessa obra que eu tenho certeza que serão importantes para o ultimo livro.

Porque às vezes os melhores líderes são aqueles que não têm interesse em liderar. Estes são geralmente os que estão mais interessados em fazer o que é certo, não o que é popular.

A Cia continua perspicaz, forte, inteligente e tudo mais. Ela consegue ser uma personagem cativante ao seu jeito, por se tornar uma pessoa tão normal. Ela tem medos e receios, e um amor pela família que não tem igual. Mas luta pelo que quer, e está disposta a muito para salvar sua colônia. 

Um personagem que brilhou no primeiro livro e teve este apagado neste foi Thomas. É natural isso acontecer, levando em conta de Cia é principal, e neste ela se encontra muito distante dele, mas eu meio que me peguei sentindo falta dele no livro. Mas ao mesmo tempo, fiquei feliz.

Alguns personagens que apareceram neste livro conseguiram me conquistar de alguma maneira, o que me deixa com um pé atrás, afinal não se pode confiar em ninguém nesse livro. E os acontecimentos me deixaram nervosa com relação a outros personagens. 


A diagramação da Única ficou ótima, eu acho essa capa linda, cheia de detalhes e esse símbolo da capa tem tudo haver com a história. Encontrei uns dois a três erros de tradução, mas nada que possa prejudicar a leitura. Super recomendo a leitura deste livro :D

You May Also Like

15 comentários

  1. Ai, como não amar um livro que nos deixa boquiabertas o tempo todo?
    Achei a personalidade da Cia bem parecida com a da Tris de Divergente, por ser cativante com seu jeito normal de ser.
    Eu também amei essa capa, todas da trilogia aliás, principalmente a do primeiro livro. Muito caprichadas!!
    Amei a resenha! Bjs, Tam <3

    ResponderExcluir
  2. O Teste é uma trilogia que eu pretendo ler desde o ano passado, mas ainda não tivesse a oportunidade </3 Além de ser uma distopia, o gênero que eu amo, eu adorei a forma como a história ela é tratada no livro! Além disso, eu adorei saber que nesse livro foi acrescentado suspense, mistério etc. Fico feliz que você tenha amado, espero que o último livro da trilogia lhe agrade também! ;)

    ResponderExcluir
  3. Nosssaaaaa Tamiris, eu to supercuriosa para ler essa trilogia!!!
    Amo série, principalmente trilogias porque acaba mais rápido e não fico me doendo de ansiedade, rsrsrss
    Eu achei o nome da menina dosse Melancia kkkkkkkkkkkkkkkkkkk teve uma resenha dele que li, que tava assim O.o kkkkk
    Parece ser muito legal, com adrenalina, suspense, romance, criatividade, enfim, muitooooooo bom!!
    Quero muito!!
    bjooos
    Ana

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia, mas me interessei.
    Gostei da historia, do fato da personagem ter duas opções e com elas as consequencias.
    Ela é do tipo de personagem que gosto, forte e enfrenta o perigos.
    Fiquei curiosa, seria uma ótima opção de leitura.

    ResponderExcluir
  5. Tamires, to louca por esse livro!
    Li O teste tem dois, três dias, e amei! Se você diz que esse é muito melhor, só posso roer mais ainda minhas unhas de ansiedade para lê-lo. A Joelle escreve muito bem, criou um universo pós-guerra, mais adequado falar pós-apocalíptico, que te prende e te devora. Estava pensando que essa é uma distopia muito crua e talvez a mais real e acessível a um futuro próximo. Uma nova grande guerra, o mundo destruído, e mentes geniais reconstruindo-o. Demais. Amo a Cia, ela é inteligentíssima e muito corajosa, dá orgulho. Quero ler Estudo Independente o mais rápido possível e ver essa personagem em ação. Todas as capas da trilogia são muito lindas!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. A capa desse livro é linda né?! Já comecei a ler ele e estou adorando.
    E vendo esta resenha fiquei ainda mais animada. Tipo, muito, muito, muito mesmo. Não vejo a hora de terminar. A escritora ta de parabéns. Já vrei fã.

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Ainda não consegui ler o teste, acho que já falei na sua resenha de o teste que sou louca para ler essa trilogia, adquiri o box dela em março mas ainda não consegui ler nem o primeiro livro. Adorei a resenha e estou cada vez mais ansiosa para ler a trilogia completa!!
    Abraços
    www.estantedepapel.com

    ResponderExcluir
  8. Oi! Sou apaixonada por distopia, já li algumas que me encantaram, mas justamente essa não me atraiu, não sei, talvez eu tenha repulsa por tudo que faz sucesso rsrs, fico pensado se realmente é bom, ao mesmo tempo que ela se torna famosa e super elogiada, ela sofre várias criticas e isso me deixa balançada. Ainda não entendi como é o sistema que ela enfrenta, acho que isso é a cereja do bolo, a explicação deve está toda no livro. A capa realmente é linda, talvez essa balança deve representar que a personagem estará dividida em duas posições ou a sociedade é que estará? Talvez seja isso.

    ResponderExcluir
  9. Tamiris!
    Você pode até rir, mas acredita que não li nenhum livro da série?
    Ainda assim não quer dizer que não saiba nada sobre ela, porque o que já li de resenhas do livro e da série que parece que conheço Cia de há muito tempo.
    Quero ler, é claro.
    “Para cada minuto que você se aborrece você perde sessenta segundos de felicidade.”(Ralph Waldo Emerson)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Gente, como eu preciso dessa trilogia!
    Foi no ano passado quando eu me encantei pelas distopias, e não me perdoo por ainda não ter lido O Teste. E que bom que por aqui não temos a síndrome do segundo livro haha Lá nos primeiros parágrafos da resenha eu juro que li "Melancia", aí achei estranho demais e li de novo pra entender rçrç Alguém viu meu óculos?
    O mais intrigante nessa trilogia é esse teste. Eu fico me perguntando como é, o que os submetidos ao teste fazem ou veem que os deixam tão traumatizados... Fico curiosíssima!

    ResponderExcluir
  11. Tá todo mundo falando desses livros e por mais que eu não seja muito interessada por distopias, a cada dia fico com mais vontade de ler essa. Muito curiosa para fazer a leitura e saber se vou adorar o tanto que acho que vou. Adorei o que falou sobre ele!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Nossa achei que você iria falar que esse livro te decepcionou,graças a deus foi o contrário.Estou empolgada pra ler ele desde que terminei O Teste,isso deve te sido ano passado mas por algum motivo ainda não o li.Cia é uma das minhas personagens favoritas das distopias,não tem pra ninguém.E eu não confio em Thomas eu esperava tanto que ele se revelasse e fosse meio que um vilão,quase certeza que isso não vai acontecer mas ok.E essa capa está de arrasar assim como o primeiro,e eu adoro os livros da única por que a maioria vem com marcador já embutido no livro daí só precisar destacar ele.

    ResponderExcluir
  13. Nossa achei que você iria falar que esse livro te decepcionou,graças a deus foi o contrário.Estou empolgada pra ler ele desde que terminei O Teste,isso deve te sido ano passado mas por algum motivo ainda não o li.Cia é uma das minhas personagens favoritas das distopias,não tem pra ninguém.E eu não confio em Thomas eu esperava tanto que ele se revelasse e fosse meio que um vilão,quase certeza que isso não vai acontecer mas ok.E essa capa está de arrasar assim como o primeiro,e eu adoro os livros da única por que a maioria vem com marcador já embutido no livro daí só precisar destacar ele.

    ResponderExcluir
  14. Mistério, suspense e sangue frio, pronto, não precisa dizer mais nada pra mim. hahaha
    Fico feliz de você ter gostado tanto do livro pq é sinal que ele é bom mesmo e eu continuo aqui louca pra começar a ler. Aliás, nem sei porque não li ainda!

    ResponderExcluir
  15. Não li nada dessa série, mas de tanto falarem e também pela aceitação do público, vou tentar comprar essa série para matar a curiosidade.

    ResponderExcluir