Minha mãe é uma peça - Paulo Gustavo

Informações técnicas


Edição: 1
Editora: Objetiva
Ano: 2015
Páginas: 152
Comprar: Fnac, Livraria da Folha, Amazon



Acho que todo mundo já assistiu ao filme, ou a peça de Paulo Gustavo com o título de "Minha Mãe é uma Peça". Esta fala sobre Dona Hermínia, mãe e dona de casa obcecada. Paulo tenta a sua maneira passar um pouco dos sentimentos de uma mãe com uma pitada (bem grande) de comédia. Dona Hermínia é mãe de Garib, Juliano e Marcelina. Garib casou, se formou em medicina e nunca deu trabalho a mãe. Marcelina está na adolescência e faz Hermínia ficar preocupada porque come demais. E Juliano é homossexual, a mãe sabe mas nenhum deles falam nada. O livro conta histórias inéditas (e outras nem tanto) da mãe.



Posso dizer que nunca fui a peça, mas quando assisti o filme ri bastante. Paulo Gustavo conseguiu criar uma personagem que é tão parecida com tantos e ao mesmo tempo tão única. Muitas coisas que Dona Hermínia faz ou diz parece muito com a minha mãe, ou a mãe de segundo, ou a minha avó (que é mãe duas vezes) só que esta é muito mais engraçada. Nos pegamos sentindo pena dos filhos dela, porque passamos pela mesma coisa que eles, mas ao mesmo tempo achamos bem feito porque é engraçado como ela fala deles. 


A linguagem do livro é super fácil, rápida e divertida de ler. Eu comecei a rir na página 09 (na primeira página) e ri até a ultima. E este não é um tipo de comédia que fere alguém, é aquela comédia sadia e legal.  Não tem como não gostar dos personagens, eles são cativantes e engraçados que queremos eles aqui contando piadas o dia inteiro.

Gente, eu fico pasma quando uma pessoa chega pra mim e diz 'Minha Vida daria um livro'. É, daria um livro, sim. Daqueles bem encalacrados, cheios de problemas, que em vez de ajudar deixa a pessoa mais maluca ainda. Ela lê seu livro e logo depois tem que ler um de autoajuda. 

A diagramação está excelente, cheio de figuras e desenhos que nos dá mais gosto ainda em unir a imagem de Dona Hermínia ao que ela fala. Juro que meu conciente leu todo o livro com aquela voz dela. risos

Os bandidos de hoje gostam de tudo no lugar, tanto que o crime mesmo é organizado.


Esse negócio de casamento em novela é um ótimo exemplo. Na novela, o autor vai enrolando o telespectador durante a trama inteira. Aí nos final os personagens se casam. Acaba a novela ali no casamento, porque se continuar a história fica uma merda. (...) Outro exemplo é o Romeu e Julieta. Só eternizou aquilo porque o casal não casou. Não casou de verdade. Porque se tivesse casado mesmo, Julieta estaria gorda e Romeu já estaria com outra mulher.


You May Also Like

17 comentários

  1. Eu ainda não vi o fillme kkkk sou preguiçosa pra assistir!!!
    Mas já vi uns vídeo da dona Hermínia na net e ameeeei, ri demaaais!! Aquele que ela fala do Crepúsculo, geeeente, é hi-lá-ri-o!!!!!!
    Já que agr não posso comprar o livro vou ver se assisto logo!!
    Mas tenho a impressão que o livro é melhor ainda! rsrs
    bjãooo,
    Ana

    ResponderExcluir
  2. Chorei de rir só com quotes, imagina se chego a ler o livro todo hahaha Se chego nada, quero muito ler o livro! Minha Mãe é uma Peça foi provavelmente o melhor filme nacional de comédia que já assisti, se não o melhor que existe, e sempre morri de vontade de ir assistir a peça de teatro. Dona Hermínia melhor personagem, sem dúvida *-*

    ResponderExcluir
  3. Segunda resenha que eu leio desse livro, e gente, agora to morrendo de vontade de ler. Eu assisti o filme, e gostei pra caramba, agora é a vez do livro entrar na lista dos mais requeridos.

    Beijos,
    http://lendouniversos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. O filme é ótimo e quase me matou de rir, imagino como vai ser quando eu ler o livro. Com certeza deve ser ótimo também. O livro já está na minha lista de desejados e mal vejo a hora de fazer a leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Tamiris!
    Acredito que alguma coisa está acontecendo com meus comentários, porque tenho certeza que comentei aqui... Mês passado também comentei em várias postagens e não apareceu meu comentário. Dá uma olhadinha na sua caixa de spam, por favor, pode ser que esteja indo para lá...
    Mas, vamos lá comentar novamente...

    Assiti o filme e me acabei de rir.
    O Paulo Gustavo tem um humor característico e gosto demais.
    Imagino que o livro seja bem hilário quanto o filme.
    D. Hermínia é única com suas tiradas antagônicas e seu jeito irreverente.
    Quero poder ler o livro.

    “Que o coelhinho traga muito mais que ovos de chocolate! Que ele lhe traga muita paz, amor, saúde, felicidade, compreensão e carinho. Feliz Páscoa!”.
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Rudy,

      Sempre estou checando o spam, e notei que tem tido problema com os comentários, as vezes perde porque o comentário "some". Mas no Spam não está. Vou ver o que pode ser, mas sei que no Spam não está.

      De qualquer forma, não sei o que pode está acontecendo.
      Espero que se resolva.

      Excluir
    2. Tamires!
      Obrigada!
      Não sei também o que pode estar acontecendo... mas vamos acompanhando para ver...
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  6. OMG! Eu já assisti o filme, e me acabei de rir hahahhah Eu adorei o filme, porque além de conter bastante piadas, ele reflete o cotidiano em que vivemos hoje. Eu juro que não sabia que tinha livro :O Como eu adorei o filme, eu pretendo ler o livro, e rir bastante!

    ResponderExcluir
  7. Nunca vi a peça e não terminei de ver o filme, mas o paulo gustavo é um ótimo ator e humorista, conheço algumas pessoas que assistiram a peça e dizem que é muito melhor que o filme. Fiquei bastante interessada, estou precisando de livros para rir, ultimamente estou lendo muitos livros tristes.
    Abraços
    www.estantedepapel.com

    ResponderExcluir
  8. Eu já assisti o filme, mas pelo incrível que pareça, nunca soube que existia o livro, referente ao filme, sempre assisto, sei lá digo que é minha mãe a protagonista, e sim já fui acordado com balde de água pra ir pra escola hahaha

    Frases, Trechos & Pensamentos

    ResponderExcluir
  9. Oii
    Assisti ao filme e ri muito também! É como você disse, retrata todas as mãe em uma super original! Kkk Lembro que assisti com mãe e ela riu demais e também se viu nas cenas! Kkkk Não sei se lerei o livro, mas se o fizer sei que me divertirei muito, esses quotes já me fizeram rir!! kkkk
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá
    Apesar de amar comédia, não consegui gostar desse filme hahaha...
    Talves o livro seja melhor, mas dificilmente iria ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi! Assistir algumas partes do filme, infelizmente não curti muito, acabei largando ele no meio. Agora a personagem criada é mesmo parecida com as mães, mas outras coisas achei exagero rsrs. Não sei se leria o livro, claro que a adaptação pode ter mudado algumas coisas, mas a experiência não foi tão boa. Por ser uma comédia deve ser uma leitura rápida, os filhos delas devem sofrer ainda mais em dobro rsrs.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  12. Oi Tami!
    Adoro a dona Hermínia! Nunca tive a oportunidade de ver a peça mas o filme já vale e muito! Quando vi que ia lançar um livro, pronto, fiquei aqui doidinha querendo ter (e ainda quero). Tenho certeza que o livro é divertidíssimo, o Paulo Gustavo tem muito talento.
    beijos

    ResponderExcluir
  13. Caramba nem sabia que tinha o livro. Se eu já tinha muita vontade de assistir ao filme, dirá agora. Já vi muita propaganda do filme, então tenho mais vontade ainda de ler pra v~e se vou achar parecida com a minha mãe kkkk ela é muito exagerada, sabe.

    ResponderExcluir
  14. Minhas irmãs gostam tanto do filme que é só eu piscar e la estão elas assistindo novamente .Eu também achei bem bacana e dei várias risadas.Esse livro deve ser no mesmo estilo e se você riu certamente eu também vou.Deve ter histórias hilárias nele ótimas pra passar o tempo.
    beijos

    ResponderExcluir
  15. Amo o Paulo Gustavo em tudo o que ele faz. E em Minha mãe é uma peça, ele arrebentou. Assisto ao filme todas as vezes que passa. Amo!!!

    ResponderExcluir