Cartas de Amor Aos Mortos - Ava Dellaira

Informações técnicas


Edição: 1
Editora: Seguinte 
Ano: 2014
Páginas: 337
Comprar: Buscapé


Confesso que essa é uma das resenhas mais difíceis que eu já tive que escrever, por quê? Porque esse livro mexeu com todas as minhas emoções. Chorei, sorri, me emocionei, tive devaneios... Um livro que mudou meu modo de encarar muitas coisas, inclusive a morte.

A história de Laurel começa quando ela, em sua primeira aula de inglês do ensino médio, recebe a tarefa de escrever uma carta para alguém que já morreu. Laurel é uma adolescente como qualquer outra, mas tem de aprender a conviver não só com as mudanças que a idade traz, mas também com o fardo de ser abandonada pela mãe e pela tristeza de perder  a irmã que tanto amava. 
Ela vive com o pai em uma casa que agora só é habitada por fantasmas do que antes costumava ser uma família feliz e, é a partir daí, que Laurel começa a querer descobrir quem ela realmente é e como ela pode se encaixar nesse novo mundo. 



O que era um simples trabalho escolar acaba virando uma fuga e até uma forma de botar para fora tudo o que vem magoando-a, sendo assim, a jovem começa a escrever cartas para os seus maiores ídolos como Kurt Cobain, Judy Garland, Janis Joplin, Amy Winehouse e diversos outros famosos que também passaram por muitos momentos difíceis enquanto estavam vivos.

Outros personagens são muito especiais para a construção do romance, como as melhores amigas de Laurel, Hannah e Natalie, Sky, seu primeiro amor, Tia Amy, irmã da mãe de Laurel e que vive com a menina uma semana sim e outra não, o seu pai e alguns outros amigos. Apesar de estar cercada de pessoas maravilhosas, ela ainda não consegue contar a ninguém o que aconteceu na noite em que May morreu e nem como isso aconteceu, um mistério que só é descoberto quase no final da leitura.

Um livro que envolve diversos dramas adolescentes, mas que, nem por isso, se torna um livro superficial. Muito pelo contrário, "Cartas de Amor aos Mortos" é um livro bastante maduro e que te leva a refletir sobre diversos problemas e a forma como eles afetam nossa vida. 

Sinceramente, é muito difícil falar desse livro, pois, ele não é uma simples história de uma garotinha com problemas, esse livro é como um sentimento. Aos lê-lo eu senti coisas que nunca tinha sentido antes com outra história, ele é capaz de tocar a sua alma e te fazer dar mais valor às coisas simples que te cercam.


Apesar de complexa, a história tem uma leitura muito fácil e gostosa, a linguagem é bastante clara e de fácil compreensão. Não quero nem perder muito tempo falando sobre a diagramação do livro que ficou, simplesmente, PERFEITA. De longe, uma das capas mais lindas que eu tenho na minha estante e uma das minhas preferidas.

O romance de estreia da americana Ava Dellaira é surpreendente, encantador, envolvente e, simplesmente, impossível parar de lê-lo. É um livro do qual eu poderia passar horas e horas falando e ainda assim não conseguiria demonstrar tudo o que senti ao ler. 


Todos nós queremos ser alguém, mas temos medo de descobrir que não somos tão bons quanto todo mundo imagina que somos.

Para concluir, deixo com vocês o vídeo de uma das músicas que mais marcou a leitura desse livro, "Somewhere over the Rainbow" interpretada por Judy Garland em 1939 no filme "O Mágico de Oz". E, com isso, deixo minha dica de leitura para vocês, espero que gostem e embarquem nessa aventura da mesma forma que eu fiz. Um livro simples e, ao mesmo tempo, perfeito em todos os sentidos.

You May Also Like

8 comentários

  1. Olá
    Nossa, que historia linda, não conhecia.
    Achei forte isso de fazer carta aos mortos.
    É impressionante essa historia, tudo que a personagem já passou e o mistério presente.
    É diferente de tudo que já vi.
    Saber que esse livro te fez sentir tudo isso me fez ficar com muito vontade de ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Clara!
    Com essa resenha fiquei com mais vontade ainda de ler esse livro, pois amo uma história que nos faça refletir e mudar nossa forma de ver algumas coisas.
    A capa está mesmo linda!! *_*
    Amei a resenha! Bjos <3

    ResponderExcluir
  3. Quero muito poder ler esse livro e so pelo titulo voce ja percebe a carga emocional e o quanto ele deve fazer com que o leitor reflita sobre tudo. Estou muito curiosa e espero gostar muito dele, assim como vc

    ResponderExcluir
  4. Já li várias resenhas desse livro, realmente o livro é uma verdadeira reflexão, mas ainda não me deu coragem para começar a ler. Me impressiono com muita facilidade com as histórias.

    ResponderExcluir
  5. Confesso que conheci esse livro no final do ano passado e ele não me chamou muita atenção. Daí semana passada li uma resenha e já fiquei curiosa. Depois dessa sua, realmente já sei que preciso ler. Adoro quando provoca uma reflexão e faz o leitor repensar algumas atitudes. Acho que também vou me emocionar bastante. E a capa é linda demais, né?

    ResponderExcluir
  6. Menina, já li a resenha escutando a música Somewhere over the Rainbow... amooo. Sobre a história, vejo que ela tocou você de uma manheira que nenhuma resenha poderá expressar bem né? Acho que existe coisas no livro que marcam aqueles que se aprofundam nas nuances da sua história. Eu gostei do que li e espero ter a oportunidade de comprar.

    Beijos
    Vento Literário

    ResponderExcluir
  7. To loooooouca para lê-lo!!!
    Apesar de ter lido resenhas negativas e até comparando ele com outros. A capa e a premissa em si, me encantaram!!!
    Tenho o e-book dele e quero ler logo logo. Pelo jeito, é uma daquelas leituras que mudam completamente nossa maneira de viver, pensar, amar e até mesmo respirar!
    A capa é linda e sensível.
    Fofa e profunda só de olhar!!!
    Quero muitooo!!
    bjãoo

    ResponderExcluir
  8. Clara!
    Realmente o livro parece que nos faz repensar sobre nossos sentimentos em relação a morte e como devemos encará-la após a perda de um ente querido.
    Há muito desejo a leitura desse livro.
    “Os homens não desejam aquilo que fazem, mas os objetivos que os levam a fazer aquilo que fazem.”(Platão)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir