Escuridão Total Sem Estrelas - Stephen King

Informações técnicas


Edição: 1
Editora: Suma de Letras
Ano: 2015
Páginas: 390
Comprar: Buscapé





Olá pessoal!

Bom, vim falar para vocês um pouco sobre o novo livro do Stephen King, lançado esse ano pela nossa parceira Suma de Letras.
Pensei bastante em como escrever essa resenha, pois, para quem leu o "Li até a página 100..." sobre esse livro vai lembrar que ele é composto por 4 contos, mas, eu achei melhor não falar dos contos individualmente, mas sim do livro como um todo.



Devo confessar que já tinha começado a ler uns dois outros livros do King, mas não tinha gostado do estilo da leitura, no entanto, esse livro é completamente diferente dos outros, começando pela estrutura de contos, que agiliza bastante a leitura do livro.

Na minha humilde opinião, o livro começou e terminou no primeiro conto (1922), uma narrativa incrível e muito pesada, que faz você ficar ávido para ler as outras histórias que me decepcionaram bastante. O primeiro conto elevou demais a minha expectativa com relação ao restante, que ficou deixando a desejar.

Apesar disso, a escrita do Stephen é perfeita, não é em vão que ele é tão bem aclamado pela crítica, ele tem o dom de envolver o leitor não só na história, mas na cabeça do personagem, ele faz você entender e pensar como o personagem, o que é fascinante.


Os contos são relativamente curtinhos e a leitura é bem rápida, no entanto, algumas vezes a narrativa fica bastante confusa, como no terceiro conto (Extensão Justa) que, para mim, não fez o menor sentido, apesar de entender o que o autor quis dizer, a história ficou muito vaga.

Eu seria capaz de dar um milhão de estrelinhas só pelo design do livro. Durante o tempo em que eu estive lendo ele, não houve um lugar que eu chegasse e ninguém falasse "que livro lindo" e com toda razão. A editora arrasou na edição, além da capa ser perfeita, o detalhe preto na lateral do livro deu um charme que deixou essa edição como uma das minhas preferidas.

Além de dividido em quatro contos, cada conto possui suas próprias divisões, que facilitam muito a leitura. A diagramação é perfeita, letras em tamanho ideal e nada cansativas. Acho que a única coisa que deixou a desejar foi o conteúdo, talvez se a ordem dos contos fosse outra, minha opinião seria diferente. O erro esteve em deixar o melhor conto no começo, o que gerou uma pequena decepção com os outros, principalmente com o terceiro.


Preciso deixar bem claro que as histórias do livro são realmente pesadas e muita ricas em detalhes. Juro que cheguei muito perto de vomitar no meio do primeiro conto devido à riqueza de detalhes com que é narrada uma cena bastante forte. 
Os contos contam histórias de pessoas que, devido a alguns fatores, abandonam a razão e agem longe de qualquer pensamento lógico. Alguns atos são compreensíveis, mas outros deixam a sensação de repugnância.
Como diz na própria contra capa do livro: 

(...) Os personagens destes quatro contos passam por momentos de escuridão total, quando não existe nada - bom senso, piedade, justiça ou estrelas - para guiá-los. Suas histórias representam o modo como lidamos com o mundo e como o mundo lida conosco. São narrativas fortes e, cada uma a seu modo, profundamente chocantes.

Recomendo o livro para todos aqueles que são fãs de historinhas sangrentas, pesadas, cheias de tramas psicológicas e, principalmente, para os que têm estômago forte.

You May Also Like

8 comentários

  1. Oi, Clara!
    Puxa, que pena os outros contos não terem sido tão bons quanto o primeiro, mas mesmo assim eu quero muito ler ainda pois histórias sangrentas, mesmo tendo estômago fraco. Vai entender.
    Muito boa a resenha! Bjs <3

    ResponderExcluir
  2. Olá

    Esse livro parece ser muito bom, já chama atenção só pela capa.
    Achei muito interessante ter 4 contos, pelo o que eu vi do post "Li até a página 100..." são incríveis.
    Curiosa em relação ao livro detalhar tudo.
    Parece ser os ingredientes que gosto em um livro.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Essa narrativa em que o autor praticamente nos deixa na cabeça do personagem praticamente é muito boa e devo dizer, raro. Acho que o autor já ganha ponto comigo por causa disso. :) Em relação ao livro, definitivamente não faz o meu gênero, coisas muito sangrentas, com violencia em demasia não é muito minha praia, entretanto, anoto como dica para recomendar aqueles que sei que poderiam gostar. Sem falar que a editora fez um trabalho lindo na diagramação (pelo pouco que pude ver).
    Beijos
    http://ventoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu amo histórias sangrentas e pesadas, então deve ser por isso que gosto tanto do King. Uma pena que você não tenha gostado de todos os contos, mas a edição parece estar maravilhosa mesmo. Espero poder ler em breve, porque ele já está na minha lista, e espero, também, não me decepcionar e gostar de todos, ou da maioria deles. Adorei a resenha!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. A capa desse livro é maravilhosa! Mas realmente, para um livros de contos achei que ele se acabou se auto boicotando, poderia haver uma edição melhores de contos do King, que tem algumas histórias pequenas e não publicadas excelentes...

    ResponderExcluir
  6. Nunca li NADA do King, porque tenho medo de terror mesmo!! kkk
    Comecei a ler SOb a redoma, de tanto minha irmã falar bem da série. Porém, parei lá pelo décimo capítulo.
    Essa edição é incrível, e se eu puder lerei sim
    Na verdade, não gosto muito de contos, a maioria dos que li, achei que deixaram a desejar e acredito que seja, pelo pouco número de páginas, isso quando não tem mesmo que ser pequeno como exigência e tal.
    Gosto de tudo muitooooo detalhado e tal!! kk
    bjoooos

    ResponderExcluir
  7. Eu achava que todos os livros do Stephen King eram enormes kk e, como nao conhecia a escrita do autor, acabava sempre adiando. Mas fico feliz nesse sendo mais curto, e como ja me vejo devorando o livro de curiosidade para desvendar todo o misterio... lerei sem duvida.

    ResponderExcluir
  8. Clara!
    Realmente alguns livros do King são bem pesados e por isso ele é chamado o mestre do horror.
    A edição está fascinante de verdade.
    Como sou fã do terror e ainda mais do king, gostaria de ler seus contos.
    “Os homens não desejam aquilo que fazem, mas os objetivos que os levam a fazer aquilo que fazem.”(Platão)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir