Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo - Benjamin Alire Sáenz

Informações técnicas

Edição: 1
Editora: Seguinte
Ano: 2014
Páginas: 392
Comprar: Buscapé


O livro conta a história de Aristóteles e Dante, obviamente. Dois garotos que se conhecem por acidente na piscina de um clube e logo começam a ser amigos.

Ambos são descendentes de mexicanos que vivem nos Estados Unidos. Aristóteles é super introvertido, não tem amigos, nem quer tê-los, nunca se esforça para se socializar, filho mais novo, suas irmãs mais velhas são gêmeas e seu irmão, que ele tanto ama, está preso. Dante é um garoto super inteligente, filho de um professor da universidade, adora poemas e se acha estranho.





O livro envolve uma série de questionamentos sobre o mundo que estão presentes na cabeça de qualquer jovem de 15 anos. Além disso, o livro trás o tópico da homofobia e a visão de todos os problemas de aceitação de homossexualidade que um jovem pode passar.

Impossível falar mais alguma coisa do livro sem dar muitos spoilers, por isso, vou me abster de mais comentários sobre a história para que eu não acabe falando mais do que devo.

Enfim, a narrativa é muito bem construída, mas muito super estimada pela crítica. Comecei o livro muito ansiosa e cheia de expectativa. Resultado: acabei me decepcionando.
Apesar de linda, a história não tem nada de extraordinário, apenas a narração de um romance adolescente como qualquer outro. Infelizmente não foi dessa vez que um romance gay conseguiu me surpreender, visto que todos abordam o tema sob um mesmo aspecto, ou seja, o livro não é novidade se você já leu algo do tipo.




No entanto, não posso desmerecê-lo totalmente, afinal, eu o classifiquei como 4 estrelas. Isso se deve à construção dos personagens que foi muito bem feita. É possível ler o livro e imaginar os personagens perfeitamente reais, cada um com seu traço de personalidade, forma de agir completamente diferente do outro, o que é um ponto bem positivo.

Outro motivo que me levou a dar 4 estrelinhas foi a diagramação. Por favor, existe alguma possibilidade de não se apaixonar pela capa desse livro? Fora isso, a letra tem fonte e formatos perfeitos, as páginas são lindas e amarelinhas e os capítulos curtinhos, deixando a leitura fluir facilmente. A linguagem do livro é gostosa e fácil.



Bom, de um modo geral eu gostei bastante do livro, mas devo confessar que esperava mais coisas, já que a crítica elogiou tanto ele. De qualquer forma, é um livro bem light, daqueles que se lê quando está com a cabeça cheia ou depois de um livro mais elaborado. O romance de Aristóteles e Dante é fofo e vai te fazer ficar com a cabeça nas nuvens.

You May Also Like

13 comentários

  1. Oi, Clara!
    Que pena que esse romance não teve nada de extraordinário, mas realmente essa capa tá muito linda!!
    Ótima resenha! Bjos <3

    ResponderExcluir
  2. Bom também me encantei demais com a diagramação desse livro, a capa é linda e chama muito atenção, o nome também chama a atenção!
    Bom não sei se leria este livro, apesar de a resenha ser positiva, ele não me deixou curiosa para conhecer um pouco mais a história de Aristóteles e Dante, talvez futuramente eu mude de ideia e resolva ler o livro, mas no momento não me interessei muito.

    ResponderExcluir
  3. Maria, esse é um dos meus queridinhos de todos os tempo, já li varias vezes e sempre faço questão de falar dele para os amigos.

    Me apaixonei pela historia dos meninos e a falta de filtro do Dante.

    http://coisasdemineira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Hello!
    Para começar a capa é maravilhosa, usaram uma fonte de letra linda demais!
    Só pelo nome de Aristotele, pensei na hora sobre filosofia e saber que o livro envolve uma série de questionamentos sobre o mundo é a cara do filosofo ne?!
    Estou gostando de livro que abordam sobre o homossexualidade, mas é uma pena que nao tenha te conquistado de vez, vamos ver se eu vou gostar.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Clara!
    Nossa, a historia parece ser muito linda, mas saber que ela não te surpreendeu, me desanimou um pouco.
    Vou destacar a capa, é realmente muito linda.
    O tema abordado é muito interessante, ainda não li nenhum.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. que triste que o livro te decepcionou, as vezes eu acho que é um problema de quando vc vai ler um livro com muita expectativas, é muito mais fácil vc se decepcionar, vc até gosta, mas fica se perguntando pq tantos elogios...
    mas, realmente tenho que concordar a capa é muito linda, eu fiquei curiosa para ler só por causa dela.
    colocar na minha lista de entre livros =)

    ResponderExcluir
  7. Maria Clara!
    Sensação ao ler um livro é bem pessoal, né?
    Agora também leio boas impressões do livro, embora ainda não tenha lido.
    Ultimamente tem saído muitos livros ligados a homossexualidade o que serve para quebrar tabus.
    “A amizade não se busca, não se sonha, não se deseja; ela exerce-se (é uma virtude).”(Simone Weil)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  8. Achei a capa linda, mas a história em si não me chamou atemção e é um pena que voce não tenha gostado muito dela.

    ResponderExcluir
  9. Olá Maria Clara, tudo bem? Quando este livro foi lançado, fiquei bastante interessada por sua temática e tal, e conforme foram sendo escritas resenhas sobre ele, fiquei em duvida em relação a ele, devido a maioria das que li não terem gostado tanto...E ao conferir tua resenha, pude confirmar que a historia é boa, tenho interesse pois já algum tempo não leio nada com este tema. LInda capa....Beijoo

    ResponderExcluir
  10. É triste quando isso acontece né? Acho que talvez a gente se decepcione porque esperamos demais dos livros também..
    Enfim, eu quero muito ler esse livro, só que não consegui comprar ainda, vi o vitor do geek freak se nao me engano falando!!
    Abraços
    www.estantedepapel.com

    ResponderExcluir
  11. Não sei se leio ou não esse livro, já vi comentários bons em relação a ele mas mesmo lendo todas essas resenhas não consegui me encantar pela história ate porque temos como foco um casal gay e sem preconceito claro mas esse tipo de romance não é a minha praia e prefiro os casais tradicionais mesmo kkk É uma pena que você achava que ia ser um livro maravilhoso e não se mostrou tufo aquilo mas que você levou em consideração o fato da história ter sido bem construída e com ótimos personagens.

    ResponderExcluir
  12. Leio Aristoteles e só penso em filosofia hahhaha Eu achei a capa linda *-* Apesar do livro não ter algo inovador, ele me agradou muito, por conter assuntos que é bastante discutido como a homofobia!

    ResponderExcluir
  13. Antes o livro não tinha me atraído tanto, mas isso depois mudou um pouco ao longo das resenhas que fui lendo. Está na minha lista, embora não espere nada de fantástico. Parece ser bom e só. Vamos ver.
    Beijos.

    ResponderExcluir