A Noiva Fantasma - Yangsze Choo

Informações técnicas


Edição: 1
Editora: DarkSide® Books
Ano: 2015
Páginas: 360
Comprar 




A Noiva Fantasma é uma dark fantasy, publicado em 2015 pela Editora Darkside e conta a história de Li Lan. Ela é uma jovem malaca de uma família agora falida. Nem sempre foi assim, a família Pan já foi muito afortunada porém perdeu tudo. Ela já estava passando da idade para casar, porém não tinha mais tanta perspectiva de futuro. Pelo menos até receber uma proposta totalmente diferente: Ser uma noiva fantasma.

Li Lan está prestes a descobrir que ser uma Noiva Fantasma não é algo fácil e que requer sacrifícios. E que para dominar a situação ela deve sacrificar muitas coisas, em busca da felicidade.


Yangsze Choo trás uma parte da cultura malaia para nós através de um romance sombrio e cativante. Ser uma noiva fantasma era algo que realmente se fazia na Malaia, e tinha como objetivo tranquilizar um espírito inquieto e garantir lar e estabilidade para uma mulher desafortunada (seja esta que não conseguiu casar ou virou viúva cedo). É uma lenda bastante comum no país, e Yangsze resolveu escrever um romance sobre isso. E escreveu com maestria.

Nas primeiras páginas do livro já se encontra um desenrolar. Não precisamos esperar vários capítulos para a emoção chegar, ela vem e nos pega desprevenidos querendo ler mais e mais. E por sinal, só pra avisar, é impossível largar a obra até chegar o final. Com uma escrita rica e fluida, Yangsze nos leva a uma parte sombria da Malaia (hoje Malásia) para acompanhar a aventura de Li Lan. 

Li Lan é uma personagem difícil de não gostar: meiga, simática, altruísta, curiosa. Ela parte em uma jornada de descobertas, intrigas e uma história complicada que ela acaba sendo consequência. No caminho ela descobre que não pode confiar em todo mundo, mas se confiar na pessoa certa sua história pode mudar radicalmente.

Sabia que eu deveria me casar um dia – que se aproximava cada vez mais –, mas a vida ainda não estava tão dura.

Uma característica negativa na personagem é a sua curiosidade excessiva. Você ser curioso é legal, mas da forma como Li Lan parecia, chegava a incomodar um pouco. Ela sempre queria saber mais. Mesmo que alguém dissesse "não vá" e ela vai porque precisa saber um pouco mais. SÓ QUE ... Essa curiosidade a leva a viver tudo que viveu, e foi incrível. E sua curiosidade levou ao final que teve, que FOI INCRÍVEL. Eu notei que a autora não deixou pontas soltas, porém deixou uma porta aberta para uma continuação. Que por sinal, EU ADORARIA que tivesse.

Os personagens secundários são de suma importância durante a obra. Alguns odiosos, outros amados, Yangsze conseguiu fazer com que cada personagem fosse importante ao seu momento, independentemente de agradar ou não. Os personagens que mais me conquistaram foi a Amah e Er Lang. Acho que os três (os dois citados mais a principal) são o principal motivo por eu ansiar tanto uma continuação. Me apeguei a eles de um jeito que nem sei como dizer.


O livro é bastante sombrio e há bastante suspense, porém não há o terror macabro e forte, propriamente dito. Existe toda a parte cultural com homens com cabeça de boi, de espíritos famintos ou não, de demônio e tudo mais, porém tudo isso é assustador, porém não dá medo suficiente para atrapalhar a leitura. Tem a parte do romance também, e ele é o movedor de curso da obra inteira. Tudo acontece em volta do romance, mas ele não é tudo. A causa do livro é romântica, porém não há cenas românticas o que nos deixa bastante feliz. 

Apressei o passo, chegando perto de casa, até que parei bruscamente. Na porta da frente, guardando-a, havia um demônio com cabeça de boi.

O que mais me atraiu foi conhecer um pouco da cultura da Malaia. É bastante tenebrosa, sombria e gera a curiosidade. É interessante pois é completamente diferente do que vivo aqui. A religião é diferente, as crenças são diferentes e a forma de lidar com determinadas situações também. Porém é tudo muito instigante e cativante. 



A diagramação da Editora Darkside está impecável como sempre. Essa capa é magnífica, e tem um efeito aveludado que faz você querer fica abraçado a obra (porém mancha com mais facilidade, cuidado com o manuseio). Não encontrei erros de tradução nem gramatical, mas também não prestei muita atenção. Estava envolvida demais na história. Os capítulos tem seu desenho, assim como a divisão entre partes (são quatro no total). E no final tem folhas lindas e um passo-a-passo para fazer o origami de tsuru, que claro que eu fiz (mas não com as folhas MAGNÍFICAS que tem atrás, fiquei com apego).



A Noiva Fantasma é um romance sombrio maravilhoso, com uma escrita maravilhosa. É impossível não se apaixonar e não querer mais. Super indico a leitura.

Quanta reclamação! Como você acha que vai conseguir um marido desse jeito? Não é como se eu estivesse sentado sem fazer nada sabe? - Eu podia perceber o tom de divertimento em sua voz, mesmo através dos resmungos.

You May Also Like

6 comentários

  1. Uau! A DarkSide está arrebentando corações, hein? Já estou no meu segundo livro deles, e querendo ter todas as edições lindas só para mim! *-*
    Já tinha lido outras resenhas de A noiva fantasma, e estava curiosa para ler, mas confesso que a sua foi a que me deixou mais empolgada e que melhor expôs o que eu devo esperar da obra :)

    Beijos,
    www.naestradadafantasia.com

    ResponderExcluir
  2. Eu queria muito este livro pois a premissa do livro me chamou a atenção e a capa também, ela é maravilhosa. Sua resenha é a primeira que leio do livro, gostei muito de conhecer a história, e fiquei curiosa para saber o que são essas noivas fantasma e por tudo que Li Lan passa, o livro pela sua resenha parece ser espetacular, com muito suspense. Amei sua resenha ele me deixou com ainda mais vontade de ler o livro. Ótima dica.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá,


    Quero muito ler esse livro, principalmente depois dessa resenha! Não conheço nada sobre a cultura da Malásia, me despertou bastante curiosidade. E sim, já fiquei com medo do demônio com cabeça de boi hahaha
    A capa é lindíssima, e muito legal a ideia de um passo a passo de como fazer origami. <3


    Beijo.

    ResponderExcluir
  4. eu estou desesperada para ler esse livro, acho muito legal quando as pessoas trazem elementos de outras culturas, é praticamente um mundo novo.
    eu não sabia que tinha suspense mas eu imaginava que fosse sombrio, isso é meio presente nas coisas orientais
    adorei as fotos, em especial a com o tsuru ficou bem legal ^^

    ResponderExcluir
  5. Olá.
    Esse é de tirar o folego de tão lindo, perfeita a capa, e agora vem você e me diz que tem imagens nos capítulos , aaai que tudo, realmente lindo. A historia é magnifica também estou essa mistura de suspense e romance no ar não tem como não correr e colocar a lista de desejos, parabéns pela sua resenha está muito boa e me fez me apaixonar por cada detalhe do livro antes de toca, folhear e ler, muito curiosidade aumentou muuito, precisooo!!
    Bjocas

    ResponderExcluir
  6. Bom, para começar a diagramação desse livro está super caprichada, ficou lindo demais, e depois a história que é incrível, super diferente e criativa, adorei saber que é sobre uma lenda, bem diferente.
    Sua resenha está muito boa, e lendo tantos comentários positivos sobre o livro, fiquei mais ansiosa ainda para lê-lo.

    ResponderExcluir