Como eu era antes de você - Jojo Moyes

Informações Técnicas

Edição: 1
Editora: Intrínseca
Ano: 2013
Páginas: 320
Livro disponível no Clube Ludi





Por que eu passei tanto tempo para ler essa obra? De acordo com o Skoob, 36.905 pessoas já leram essa obra e eu era uma das 18.779 que queriam ler, e provavelmente não leram porque tinham medo do que encontrar. Eu particularmente tinha.

Como eu era antes de você conta a história de Louisa Clark. Ela, sempre se sentiu bem com a vida que ali tinha: um namorado regular, um emprego regular, uma família regular. Para ela, tudo estava encaminhado mesmo sem ela saber para onde. Até ela perder  seu emprego de sempre, e saber que deve procurar outra coisa para ajudar a família.

Até que Lou encontra um emprego. Ela é contratada para ser cuidadora de Will Traynor, um milionário de 35 anos que é bastante mal-humorado devido ao acidente que o tornou tetraplégico há dois anos. Enquanto ele desiste da vida e encontra formas de terminá-la para poupar o seu sofrimento, Louisa está super aceita da sua vida fraca e sabe que nada vai passar daquilo. Até um conhecer o outro, e em uma história de amor e coragem, mostrar que viver é muito mais complicado do que aparenta, e que a força é movida pelo amor.



Que história mais linda. Resolvi ler Como eu Era Antes de Você depois de assistir os trailers que foram sendo lançados. E encontrei mais do que a história de amor entre Lou e Will. Encontrei uma história de VIDA. Narrada a partir quase totalmente do ponto de vista de Louisa Clark, nós temos todas as sensações e sentimentos que ela tem no início do livro ao saber que perdeu seu emprego, no desespero em saber que precisa de um nosso emprego pra ajudar a família que passa problemas, ao encontrar Will, ao saber como ele pretende viver, ao ter que lidar com Patrick, seu namorado atleta que nem lembra de sua existência.

“Alguns erros... apenas têm conseqüências maiores que outros. Mas você não precisa deixar que aquela noite seja aquilo que define quem você é.”

Encontrei nessa história duas pessoas que tinham motivos diferentes para acharem a vida sem graça, modificar o modo de ver a vida. Louisa sempre acreditou que o máximo de sua vida estava em viver naquela cidadezinha, com o namorado e um emprego mais ou menos. Will sempre acreditou que fosse viver grandes aventuras. Porém eles se conheceram, e enquanto eles se apaixonavam, sabiam também que um modificava a vida do outro. De uma forma que seria pra sempre.

“Eu dispunha de 117 dias para convencer Will Traynor de que ele tinha motivos para viver”.

Encontrei nessa história também, uma história de vida sobre decisões. Como quando pessoas querem tentar modificar as decisões das pessoas, e as vezes não há o que se fazer senão amar. Que as vezes, aceitar é provar amor, é saber o limite do outro. Em alguns pontos, quando temos outros pontos de narrativa, notamos o sofrimento de muitos personagens com as decisões tomadas pelos personagens e como aquilo os afeta.


Eu não sei nem como falar desse livro porque ele é incrivelmente perfeito de sua maneira: Triste, romântico, engraçado, fofo, triste (de novo). Ele toca o seu leitor de início ao fim, e nos faz pensar nas escolhas que fazemos em uma vida tão curta. Simplesmente tocante! Estou esperando ansiosamente o filme para encher a sala de cinema de lágrimas.


Estou lhe dando isso porque poucas coisas ainda me fazem feliz, e você é uma delas. (…) Você está marcada no meu coração, Clark. Desde o dia em que chegou, com suas roupas ridículas, suas piadas ruins e sua total incapacidade de disfarçar o que sente. Você mudou a minha vida 

A Edição da Editora Intrínseca ficou ótima, por mais que eu tenha achado a letra um pouco pequena. Mas de resto, a capa está linda, o título ficou bem escolhido, por mais que não seja a tradução literal. A tradução ficou ótima, assim como a diagramação interna. Não tenho do que reclamar.



Quero agradecer a Livraria Clube Ludi pela parceria, e avisar que o livro está sendo vendido lá. Segue informações:


Shop. Luíza Motta - Tel. (83) 3337-6246
Yázigi-Prata - Tel (83) 3322-3883
Campina Grande - PB

You May Also Like

0 comentários