Debatendo: Livros sem continuação

HELOOOOOOOOU PIPOOOOOUS !!

Então, tenho certeza que alguns de vocês viram o meu post mês passado sobre livros que preciso da continuação. Se você não viu, fique a vontade para conferir. Então, o livro trás a tona um problema bem triste no meio literário que é a falta de continuação de determinados livros. Citei alguns livros esperados por mim, e alguns leitores também comentaram seja pelo post, seja por redes sociais, alguns títulos esperados por eles também.


E daí me veio a vontade de conversar com alguns responsáveis por editoras, e pesquisar um pouco. Então, o Pausa Para Um Livro resolveu criar uma conversa com eles, assim eles explicariam o que acontece no processo de publicação, e como nós leitores fiéis podemos melhorar essa situação no futuro. 

Inicialmente, vamos entender como funciona a questão da venda de livros:

O mercado editorial funciona a base da consignação. O que isso significa? Que a editora envia livros para as livrarias, e essas só pagam quando vendem os livros, o que gera um delay - atraso - na informação da venda desses. Normalmente esse atraso é entre 3/4 meses, dependendo da região.

Então, o que isso influencia na continuação da sua série favorita?

Bem, como essa informação de venda de livro demora um bom tempo, a editora não tem noção REAL se o livro está sendo bem aceito ou não pelos leitores. O que atrasa no início da produção da continuação do livro. 

Então, como podemos melhorar isso ?

A pré-venda é uma ferramenta utilizada por editoras para ter uma dimensão do potencial de um livro. É uma forma de mensurar, pouco antes do lançamento, a distribuição do livro e rever estratégias. A pré-venda só deve ser realizada com um livro que já possui uma demanda, uma base de interessados pelo livro do autor. Se a pré-venda é bem sucedida, os resultados se espalham como notícia, e a distribuição nacional acontece de forma mais rápida e com menos esforço. O contrário também é verdadeiro. Se a pré-venda é insignificante, a distribuição do livro em livrarias físicas fica comprometida, pelo menos nas redes em que ela foi realizada. É que a notícia se espalha e contamina.

Eu sempre tive o cuidado de comprar em pré-venda os livros que eu gosto, anseio e espero por muito tempo. E agora eu entendo porque é bom fazer isso. Se nós, leitores, queremos tanto determinado livro, nós compramos na pré-venda. E quanto mais leitores comprar, mais divulgado esse livro será, o que dá a editora uma noção do quanto ela pode imprimir, e colocar nas livrarias.

Se o livro não é tão vendido na pré-venda, quer dizer que ele não está sendo tão esperado, então a continuação que devia sair em 3/4 meses, se estende até que o livro anterior possa pagar a publicação de sua continuação. Entendem?

Então, Escola Noturna, Amnésia, Poseidon, Desafio e vários outros livros que temos por aí sem continuação deve-se também a isso. Claro que muita coisa contribui, porém esse foi um fator chave entre as editoras que conversei. 

Entenderam agora?
Tentarei ao meu máximo {quando eu voltar a comprar livros, porque tô sem poder comprar} comprar livros em pré-venda, e principalmente se for algum que eu queira muito. É melhor pagar um pouco mais caro antes, ler logo, e ter uma continuação perto, do que esperar uma promoção, e quando ler ficar sabendo que a continuação não irá ser lançada. 


Então, espero que eu possa ter tirado as dúvidas de alguns de vocês, e ter implantado um pouco da cultura da pré-venda em vocês, porque vejo o quanto isso é importante. Estarei sempre colocando livros em pré-venda no facebook e no twitter a partir de agora, e se forem do interesse de vocês, tentem adquirir.

Quero agradecer a Carina e ao Pedro pelas conversas, é sempre bom entender um pouco mais do mundo literário e editorial com vocês. E sempre que quiserem expôr um pouco sobre esse mundo, as portas do blog estarão abertas para vocês sempre.

Aos demais, se tiverem alguma dúvida ou dica de tema para debate e informação aqui no blog, podem ficar a vontade em pedir. Estarei aqui para vocês, principalmente.

Beijinhos

You May Also Like

21 comentários

  1. É, já tinha pensado que demorava porque o pessoal tinha que ver como ia de vendas, mas não sabia de todos esses detalhes dos 3/4 meses e da pré-venda. Não costumo comprar em pré-venda porque depois vejo o livro mais barato e fico fula da vida por ter gastado o dobro do dinheiro. Não tem como, gente. Livro já é caro e se você é viciado em ler fica difícil pro bolso :S
    Mas vou tentar de vez em quando comprar aquele que estou esperando demais desse jeito. Ainda mais se for série, porque aí quem sabe sai ainda mais rápido a continuação. Bom saber disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cris !

      Então, faz como eu: Aqueles que você realmente gostou, que realmente fique interessada, aí você adquiri (PRINCIPALMENTE SE FOR SÉRIE! KKKKK) em pré-venda. Porque aumenta significativamente a chance de vir rápido a sua continuação.

      Beijos e obrigada pela visita.

      Excluir
  2. Olá!
    Nossa, eu não sabia disso. Achei muto legal você trazer essas informações para nós, que muitas vezes ficamos achando que é só maldade da editora de não lançar a continuação de um certo livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Lara, eu tinha esse mesmo pensamento, achava que era maldade das editoras e desinteresse.

      Então fui conversar, pedir explicações. E agora eu super entendo o por quê de ser assim. Ainda fico triste por algumas continuações não saírem, mas entendo.

      E obrigada pela visita.
      Beijos

      Excluir
  3. Oi, Tamiris! Fui no seu outro post pra entender melhor, já que até hoje eu nunca passei por isso de começar a ler uma série/trilogia que a editora tenha largado de mão a continuação... Não sabia que o processo se dava assim e fico triste em saber, já que pelo menos por enquanto eu não tenho condiçõe$$ de bancar livros em pré-venda. Mas mesmo que pudesse, acho que pré-venda só tem um retorno bom quando ou o livro é uma continuação ou quando é de um autor consagrado/alguém famoso, já que acho difícil um livro em pré-venda (sinônimo de preço alto) conquistar leitores só na base da sinopse...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciana,

      Primeiramente quero agradecer sua visita.

      Admito que já passei algumas vezes por isso, e fico triste por essas coisas acontecerem. Realmente, o preço de livros em pré-venda são salgados, mas hoje são bem menos do que a uns dois anos atrás.

      Em 2014 eu encontrava livros na pré-venda de 49,90 - 39,90 . E hoje, encontro livros na pré-venda por 19,90 - 29,90 . Ainda caros? Sim, mas muito mais acessível que a alguns anos.

      Quando eu disse para comprar livros em pré-venda, não era todo livro, até porque eu não tenho dinheiro pra isso. Mas por exemplo: gostou de uma sinopse? Compre na pré-venda (eu já fiz isso sim kkkk). Quer determinada continuação? Compre na pré-venda. Eu tento comprar um por mês, mas vou tentar aumentar pra dois a partir de Janeiro.

      Enfim, adorei sua posição sobre o tema.
      Beijos

      Excluir
  4. Tamires!
    Gostei de ver os novos tópicos do blog, bem ampliados.
    E claro que foi importante todos os esclarecimentos, eu mesma não sabia desse lance das pré-vendas e agora darei prioridade a elas.
    E ainda tem o problema dos direitos de editoras, né? Quando um autor vende os direitos de seus livros para outras editoras e acabamos esperando o maior tempão por suas continuidades....
    “Conhecimento sem transformação não é sabedoria.” (Paulo Coelho)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de OUTUBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rudy ! <3

      Tudo bem ? Está melhor ?
      Então, resolvi ampliar um pouco os assuntos do blog para que fique mais com a minha cara. Espero que eu continue assim kkkkk

      Realmente, essa questão de pré-venda influencia muito, assim como os direitos, que acabam atrasado bastante a continuação. Porém dependendo para onde for os direitos, fica até melhor, como a Lucinda Riley para a Arqueiro.

      Beijos

      Excluir
  5. Não sabia que funcionava assim, eu nunca comprei um livro em pré-venda, não sabia da importância disto, pensava que era apenas para o leitor se sentir privilegiado em ser um dos primeiro a ter o exemplar. Não prometo que vou sempre comprar em pré-venda, porque geralmente o preço é bem salgado, eu compro sempre em promoções, mas pelo menos os que eu gosto muito ou estou esperando muito a continuação vou comprar com certeza. Valeu pelo post super informativo, eu amei.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mayla !

      Então, eu comprava antes pelo mesmo motivo que você entendia sobre pré-venda. Até conversar com as editoras. Realmente vai muito além disso. Mas é como eu disse a Adriana lá em cima: Os preços já foram bem mais salgados. Você encontra pré-vendas de 19,90-29,90 . E com esse preço, dá para fazer uma meta de uma pré-venda por mês, entende?

      Enfim, essa foi apenas para mostrar o outro lado de quem lê. Aqueles que trabalham com isso.

      Beijos

      Excluir
    2. *Luciana* sorry. kkkkk Adrina tá lá embaixo.

      Excluir
  6. Eu não sei se é muito cedo pra dizer isso, mas: meu deus, o seu blog acaba de entrar pra lista de blogs favoritos que eu acompanho. Em meia hora eu vi mais coisa diferente aqui do que jamais vi em outros. Aliás, adorei saber como funciona a distribuição de livros e já imaginava que a pre-venda servia exatamente pra isso. Continue com postagens assim!
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AAAAAAAAAAAAAAAIWN ! Você não sabe, mas fez meu dia muito mais feliz !

      O blog é meu lar, e gosto de trazer um pouco de tudo, e espero que continue assim. Agradando aos meus leitores. Fico muito feliz que tenha gostado.

      Sobre livros, eu NÃO sabia sobre essa questão de pré-venda. Achava que era uma questão de "eu sou mais fã, vou comprar primeiro". E comprei vários por esse motivo. kkkkkk

      Se eu soubesse o real motivo, talvez tivesse comprado mais.

      Beijos

      Excluir
  7. Inicialmente eu pensava que o post tratava de livros únicos sem continuação de história, depois entendi que se trata de livros com continuação mas que as editoras não trazem para o Brasil as tais continuações. E isso é muito chato, esperamos por dias meses e as vezes essa continuação nunca vem, e pelos motivos que elas mesmas citaram aí. Poxa entendo a parte das editoras, mas elas também entende nosso lado? hihih

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá adriana !

      Obrigada pelo seu comentário.

      Livros únicos que não tem continuação (e deveriam)? Bem, isso daria um ótimo tema para post. Obrigada. kkkk

      E sobre eles entenderem nosso lado? Eles entendem, até demais Adri. Ouvi histórias de continuação que não valiam $$ a pena serem publicados, e foram mesmo assim. Eu que tenho um trabalho com gráfica, sei como isso pode ser caro (e é sim!), e ainda tem funcionários como capistas, editores, tradutores, revisadores, e toda a galera que trabalha arduamente para termos nossos livros na estante em boa qualidade. E pra isso requer dinheiro. Ninguém trabalha de graça, concorda? (existem os voluntários, mas você entendeu. Na editora não existe esse pessoal kkk)

      Então, é muito complicado para eles entenderem o nosso lado, quando eles precisam daquilo para colocar comida na mesa.

      De qualquer forma, não precisa comprar todos os livros em pré-venda. Apenas o que lhe interessam.

      Espero que entenda o que tentei falar :)
      Beijos

      Excluir
  8. Nossa que post legal e super informativo, genteeeee eu não sabia disso, nunca comprei um livro em pré-venda, por mais que eu queria muito, mas já to mudando esse meu jeito de ser agora mesmo, que triste, tantos livros que queremos continuação e eles não acontecem por causa disso, achei super bacana você ter ido atras desses informações e nos mostrar o porque as editoras as vezes atrasam tanto para publicar uma edição tão esperada.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  9. Oi.
    Nossa eu amei o quão informativo esse post é, fica chato quando você comprar o livro Para saber depois que não irá ter continuação, mas infelizmente esse é o ramo né, eles não podem publicar se não irão vender, isso me deixa muito triste mas infelizmente é um fato, enfim mais uma vez obrigada.
    Boa Noite.

    ResponderExcluir
  10. eu adorei a explicação tam!
    é sempre bom divulgar esse tipo de informação eu já tinha lido um texto sobre isso
    mas infelizmente querer comprar em pré-venda e ter dinheiro são duas coisas diferentes
    eu sempre estou no aguardo de promoções... mesmo sabendo que isso pode fazer com que a continuação não venha
    e sem falar que eu sou uma pessoa muito ansiosa, ai quase sempre espero a série sair toda para poder começar a ler/comprar

    ResponderExcluir
  11. Gostei do post, normalmente não compro livros em pré-venda por serem mais caros, e agora entendo que isso está errado, vou tentar comprar o quanto antes, para ajudar a editora na divulgação e na dúvida de lançar ou não a continuação. Por exemplo, eu amei The Kiss of Deception e iria comprar a continuação apenas quando saísse da pré venda, mas agora comecei a pensar e acho que até o lançamento consigo comprar para que a DarkSide lance o 3° livro.

    ResponderExcluir
  12. Oi Tamiris....
    Eu não sabia o quanto a pré-venda influenciava na produção de continuação de séries literárias. Gostei de saber um pouco mais sobre isso, pois às vezes temos a ideia de que as editoras simplesmente desistiram de lançar a continuação por mero desinteresse, o que causa uma frustração em nós leitores. Obrigada pela informação.
    Beijinhos...

    ResponderExcluir