Diferença entre os lits

RELOOOOOOOOOOU PIPOUS !

Então, esses dias algumas leitoras comentaram em alguma resenha (não vou dizer qual foi) dizendo que não conheciam o gênero sick-lit, apenas o chick-lit. Até brincaram de estar desatualizadas do mundo literário, e eu entendo completamente.

Quando comecei a olhar blogs literários, eu só conhecia alguns gêneros como: Romance Policial, Ficção Científica, Fantasia e Romance. (que era o que tinha na livraria da minha cidade que eu morava)



Daí começaram assuntos que eu não vi nos meus 18 anos: young adult, distopia, new adult, chick-lit,  sick-lit, erótico, terror...




ENTÃO NÃO SE ACANHEM !!

Estarei explicando a diferença entre Chick-Lit e Sick-lit, e darei algumas dicas de livros sobre cada gênero que você possa ler, tá bom? Eu sou ou não sou um amorzinho de blogueira?!?!?! Bem, vamos lá.

Chick-lit


"Chick lit é um gêmero de ficção dentro da ficção feminina, que aborda as questões das mulheres modernas. Chick-Lits são romances leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna, independente, culta e audaciosa" - Lost in chick-lit
Chick-lit é muito mais que uma leitura de divertimento feminino, ele é um gênero de empoderamento feminino. São mulheres independentes, modernas, que tomam conta do seu destino sem as vezes nem saber que estão fazendo. Esse gênero mostra como é a mulher em primeiro plano, tomando conta das rédeas de sua vida, de uma forma super divertida. 


   


Clique nas imagens se quiser comprar algum deles. Comprando através desse link, você ajuda o blog a manter suas despesas.

Sick-lit


São livros que contam histórias "não tão felizes", diferentemente dos contos-de-fada com casais que se amam até o "viveram felizes para sempre". Em uma tradução literal "sicklit" significa "literatura doente". Ou seja, é algo que pode chocar, perturbar, incomodar e, com certeza, te fará pensar. - Toda Teen

Já o sick-lit é o livro que vai lhe levar aos dois extremos: dos risos aos choros. Normalmente são personagens doentes que vivem uma história de amor linda e divertida, porém que não tem muitos finais felizes, porque mostram a realidade nua e crua (na maioria das vezes) de pessoas doentes. A principal função desse gênero é lhe ensinar. Ele sempre vai lhe ensinar alguma coisa. 


   

Então, o que vocês acharam desse post? Útil, inútil, ou tanto faz?
Aprenderam um pouco sobre esses gêneros?

Beijos

You May Also Like

12 comentários

  1. Amei o post, eu realmente não sabia o que era sick lit hahahaa, agora já estou informada e já li alguns livros do gênero sem saber, muito legal da sua parte Tamires fazer esse super post para nos mostra a diferença.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  2. Achei o post mega útil pra mim que não sabia nem o que era, agora entendo que meu gênero predileto nesse contexto é o Sick lit, adoro livros com temáticas perturbadoras e tristes! Sou adepta do Não final feliz!

    ResponderExcluir
  3. Acho que a função desse gênero é ensinar mesmo: a sofrer! xD
    E vai ver se não adoro ler esse tipo de livro. Li todos esses da listinha e são favoritos, livros que gosto demais. Do gênero Chick-lit não sou muito fã, mas tem uns que gosto de ler. É só que alguns acho meio exagerado e aí desanima pegar muitos do tipo. Mas é legal.
    Boas explicações pra quem estava na dúvida.

    ResponderExcluir
  4. Achei muito útil! Conheci o sick-lit com Extraordinário e A Culpa nas Estrelas, já o chick-lit eu aaaaacho que conheço pelos livros da Meg Cabot, mas já estou adquirindo alguns da Sophie Kinsella, incluindo "Fiquei com seu número".
    Ah, Tamiris, também estão falando agora sobre um outro termo que diz respeito a livros escritos/protagonizados por homens, o lad lit! Cada dia é uma novidade mesmo...

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Este post deveria ser impresso e colado na parede do quarto para não esquecer mais hahaha
    Adorei as dicas e me interessei bastante pelo chick-lit, gosto de histórias que mostram a mulher como uma pessoa forte e não uma mocinha indefesa.
    Muito útil seu post. Beijo

    ResponderExcluir
  6. Tamires!
    Embora já soubesse da diferença entre os estilos, achei a postagem muita válida porque esclareceu ainda mais as dúvidas que poderia ter.
    Não devemos mesmo ter vergonha de perguntar quando não sabemos de alguma coisa, estamos sempre aprendendo.
    “A sabedoria consiste em ordenar bem a nossa própria alma”. (Platão)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de OUTUBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  7. Post super útil, eu também fiquei meio perdida no começo com tantos gêneros, mas depois, conforme fui pesquisando e lendo os livros fui entendendo melhor. Eu gosto muito do Chick-lit, mesmo alguns livros sendo bobinhos eu amo eles. Já os do Sick-lit, embora tenha e leia muitos, não gosto tanto. Mesmo os dois apresentando livros com histórias bem semelhantes eu gosto muito mais do primeiro por me identificar mais com as história, acho que isso me faz gostar mais dele... Amei o post.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  8. Nossa, que post útil! Sério, antes eu também ficava super confusa nesses gêneros, e mesmo com o blog eu ainda prefiro nem classificar assim, com medo de fazer algo errado. Mas super legal você fazer algo pra ajudar os seus leitores, por mais blogueiros assim!
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Há.
    Bem esclarecedor, amei o post.
    É difícil esta sempre atualizada no universo literário, mas é sempre bom também conhecer coisas e gêneros novos.
    Amo de paixão o livro Como eu era antes de você, e não sabia que ele era o sick-lit, A culpa é das estrelas também é emocionante.
    enfim adorei, obrigada.
    Boa Tarde.

    ResponderExcluir
  10. adorei o post é sempre bom explicar os termos.
    esses dois eu já conhecia e nenhum dos dois faz muito meu estilo
    por motivos opostos, não gosto de chick-lit. e não consigo ler sick-lit pois normalmente eu fico mal e como eu uso leitura como válvula de escape não é uma boa opção.

    ResponderExcluir
  11. Adorei o post, realmente quando comecei a ler só conhecia mais o romance e esse mundo de blogs me apresentou a ficção científica e outros gêneros que nunca pensei que existiam, agora tem NA, YA.. e eu fico completamente confusa, apenas em alguns casos sei diferenciar. Eu adoro chick-lits, são livros divertidos que consigo ler rapidamente, não conhecia o outro lit, mas já me interesso pelo gênero, quero ler Mentirosos

    ResponderExcluir
  12. Oi Tamiris....
    Adorei o post e fiquei feliz em poder conhecer a diferença entre os gêneros Chick-Lit e Sick-Lit, que confesso que não sabia... Pelo que vi, até hoje não li nenhum Chick-Lit, mas sempre ouvi falar muito bem de 'Melancia' e tenho vontade de ler em breve. E acabei de descobrir que Sick-Lit, depois de romance é o meu gênero favorito... Já li 'Como eu era antes de você', 'A Culpa é das estrelas' e estou com 'Extraordinário' em mãos para começar a ler em breve... São livros que amo e que ao mesmo tempo que me divirto, me levam às lágrimas em alguns momentos... Esse post realmente me fez entender um pouco mais sobre esses gêneros... Muito obrigada!!!
    Beijinhos...

    ResponderExcluir