Explicando: Jornalismo Literário

RELOOOOOOOOOOOU, ITS MI !

Então galera de cowboy, não sei se vocês sabem, na verdade eu acho que não sabem, porém tô contando agora: Sou apaixonada por Jornalismo. Na minha família todo mundo é jornalista: Minha mãe, meu pai, a esposa do meu pai, amigos e pá. E eu sempre sonhei em seguir a carreira. 

Esses dias, pesquisando um pouco do que se é indicado para ler antes mesmo de começar o curso, como forma de se assegurar que é isso que você quer, eu encontrei umas matérias bem legais, e descobri UM NOVO GÊNERO NA MINHA VIDA. E como eu não podia deixar de compartilhar isso com vocês, aqui estou.


Eu sou meio desligada, e ISSO vocês sabem. Então quando eu me deparei com uma gama de livros que se enquadram nesse gênero, eu pensei: "Pera, tenho que mostrar para a galera". Jornalismo Literário une duas vertentes de escritas:

  • Jornalismo: É um processo de comunicação onde a principal característica é a notícia de um fato real. O trabalho do jornalista é pesquisar, entrevistar, colher informações a ponto de se obter uma notícia digna de ser passada ao público.
  • Literatura: Manifestação artística tem por finalidade recriar a realidade a partir da visão de determinado autor (o artista), com base em seus sentimentos, seus pontos de vista e suas técnicas narrativas.
Então, o que seria Jornalismo Literário?

É um gênero onde mescla as duas vertentes citadas acima. Ele cumpre a sua meta de informar sobre determinado acontecimento, porém com um acréscimo linguístico e característico da Literatura.

Explicando melhor:

O jornalista (personagem principal) vai narrar tudo que o levou durante as pesquisas e entrevistas, até finalização da notícia. No texto jornalístico, temos todas as informações de forma resumida, onde temos o que aconteceu, quando, aonde, porquê, e o que resultou aquilo. No Jornalismo Literário, temos todas as informações de forma detalhada, todo o passo a passo que o jornalista teve para encontrar aquela parte resumida. A informação ganha companhia de adjetivos, personagens, enredos, histórico do assunto e contextualização que não teriam oportunidade de ganhar vida no cotidiano jornalístico.

O jornalismo literário está na construção de grandes reportagens, bem escritas e com cunho social, na maioria das vezes. Esse gênero une o texto jornalístico com a literatura e tem como objetivo produzir reportagens profundas, completas e que o leitor, ao lê-las, veja-se diante delas. - Via Observatório de Imprensa

Livros desse gênero:

   

   
*clicando na capa você será reencaminhado para comprar o livro*

Eu comecei a ler ontem "A Sangue Frio" e quase que não durmo, de tão incrível que é. Acho que nunca li algo tão bom em minha vida (entre vários gêneros). Em breve vou falar de um projeto pessoal sobre o tema que estou pensando, e espero que vocês acompanhem. Vou deixar o banner na lateral, para sempre que queiram acompanhar as postagens sobre o tema, clicar.

Enfim, era o que eu tinha para mostrar a vocês hoje !
Gostaram?
Beijos

You May Also Like

12 comentários

  1. Que diferente, Tamiris! Não sabia que isso era um gênero propriamente dito, mas quando você começou a explicar me vieram alguns títulos que se encaixavam na descrição (pra ser mais exata, um lançamento que fala de uma reportagem sobre a Dilma). Que bom que está sendo interessante pra você, não sei se o livro seria tão bom pra mim pois não sou tão apaixonada por jornalismo...

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia esse gênero também não, já vi alguns títulos mas nunca tinha classificado-os assim. Gostei muito do texto e achei super legal você fazer parte de uma família de jornalista, admiro muito essa profissão. =D
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Eu sempre tive uma ideia fixa na minha cabeça de estudar jornalismo, acabei que estou estudando psicologia (tudo a ver hahaha) e eu sempre fui bastante interessada no assunto. Gostei muito do seu post, bem explicativo e útil.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Nossa amei o post, super bacana mesmo, eu faço jornalismo e é uma paixão a cada coisa nova que você vai aprendendo, ainda não li nenhum livros citados, mas tenho uns do gênero para ler em breve.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  5. Eu também sou apaixonada por Jornalismo, e essa postagem só fez aumentar ainda mais essa paixão, estou quase certa de que é isso que quero fazer <3 P.s: To louca para ler esses livros também, você poderia fazer uma postagem indicando mais livros desse tipo? Por favorzinho. Amei a postagem, abraços! :3

    ResponderExcluir
  6. Não sabia que tinha um tema, nome, pra esse tipo de livro assim. Uma vez li um que saiu pela Novo Conceito e acho que se encaixa mais ou menos, não sei ao certo. É o Em busca de um final feliz. Tem um jeito jornalistico, tipo um documentário, mas narra como se fosse história. Achei bem interessante, se quiser uma dica é esse livro. Se é que se encaixa nesse tema, não sei ao certo.
    Confesso que não sou muito de ler livros assim, mas até que é um jeito diferente de se informar sobre uns assuntos mais atuais, não é? Boa dica.

    ResponderExcluir
  7. Tamires!
    Também sempre gostei de jornalismo, embora nunca tenha seguido mesmo a carreira.
    Muito bom seu informativo, principalmente porque dá luz a quem quer seguir a profissão.
    e acredito que todos somos um pouco jornalistas literários, já que fazemos nossas resenhas e damos nosso ponto de vista sobre determinado livro, concorda?
    “Prefiro os erros do entusiasmo à indiferença da sabedoria.” (Anatole France)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de OUTUBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  8. Uau.
    Eu amei essa novidade não tão novidade assim.
    Isso é algo impressionante é unir o útil ao agradável enfim adorei, fique muito curiosa para conferir algum desses livros, espero gostar tanto quanto você está gostando.
    Boa Noite.

    ResponderExcluir
  9. Que bom que você trouxe esse post eu nunca saberia que havia esse tipo de diferenças sobre os tipos de jornalismo, e você fez um lindo trabalho aqui, acho bem legal você pesquisar bem o que tem vontade de seguir para fazer com muito afinco e amor!

    ResponderExcluir
  10. eu não sabia que esse tipo de história, que mistura jornalismo e literatura, tinha nome
    mas faz sentido, afinal são várias histórias desse jeito
    não li nenhum dos livros que vc indicou, eu já li alguns desse estilo mas faz tempo
    aguardando a resenha ;)

    ResponderExcluir
  11. Oi Tamiris...
    Apesar de já ter visto algumas obras nesse estilo, não sabia que existia o gênero Jornalismo Literário. Estou gostando desses posts informativos que você vem fazendo, tem acrescentado bastante e tenho aprendido muito!!! Confesso que já estou curiosa para saber sobre esse seu projeto pessoal... Com certeza estarei acompanhando tudo por aqui...
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  12. Tenho familiares que cursam Jornalismo, não é uma área que chame muito minha atenção mas achei interessante esse gênero e a maneira que mescla literatura e notícia. Gostaria de participar desse projeto, para ampliar meu conhecimento literário, depois desse breve comentário quero ler A sangue frio, vou procurar mais sobre o livro.

    ResponderExcluir